A Prefeitura de Cataguases por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no dia 6 de junho, no anfiteatro da Faculdade Sudamérica, no bairro Popular, o Seminário Regional sobre Tabagismo. Várias autoridades no assunto vão participar e abordar os desafios sobre o combate ao hábito de fumar.
Em Cataguases a Secretaria de Saúde mantém ativo há vários anos o programa municipal de Controle ao Tabagismo, que tem à frente o médico Joseph Freire. Totalmente gratuito, é voltado para a população que deseja abandonar o cigarro. Para participar o interessado deve procurar, primeiramente, o Posto de Saúde de seu bairro.
Vale destacar que a partir da década de 1950, o uso do tabaco passou a ser identificado como fator de risco para uma série de doenças. No Brasil, na década de 1970, começaram a surgir movimentos de controle do tabagismo liderados por profissionais de saúde e sociedades médicas. O tabagismo é caracterizado pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.
Conforme pesquisa da Vigitel, realizadas pelo Ministério da Saúde, em 2021, a pesquisa indicou que 11.8% dos homens e 6.7% das mulheres fumavam, o que representa cerca de 9% da população. Em 15 anos, a porcentagem de adultos fumantes no Brasil caiu de 15.7% para 9.1%, uma redução animadora.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os cigarros contêm cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas a nicotina, responsável pela dependência.
Fonte: Prefeitura de Cataguases e site do Marcelo Lopes