O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizaram na manhã de sexta-feira, 17 de maio, a campanha nacional de enfrentamento à violência, ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. Neste contexto, várias ações de conscientização foram realizadas, envolvendo servidores públicos e participantes de projetos ligados ao Poder Executivo Municipal, como blitz educativa, apresentações e exposição de artesanato.
Uma das organizadoras do evento, a psicóloga, servidora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e presidente do CMDCA, Prisciliana Passos, avaliou positivamente a ação:
“Foi uma manhã linda, com envolvimento de muitas pessoas. Nós, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho, sofremos muito enquanto profissionais e cidadãos com situações de abuso e violência infantojuvenil. Pedimos a todos que sofrerem ou que souberem de casos como esses que denuncie imediatamente. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelo telefone 100 ou WhatsApp 61 99656-5008”, disse.
Ainda sobre os meios para denunciar ela explicou que o Disque 100 funciona 24 horas por dia. As denúncias também podem ser encaminhadas pelo 190, da Polícia Militar, ou 3421-3133, do CREAS, que também atende no WhatsApp 985073301.
Neste sábado, 18, é o Dia da Luta Antimanicomial. Por isso a Secretaria de Saúde, por meio dos CAPS AD e CAPS I, também esteve presente no evento onde realizou várias ações de conscientização sobre o assunto, como por exemplo, a panfletagem com participação dos assistidos. Ao longo da semana, outras atividades foram realizadas. Outros setores da Prefeitura e empresas participaram da ação.
Fonte e foto: Prefeitura de Cataguases e site do Marcelo Lopes | Texto: Bernardo Chaia