Entidades organizam a 1ª Conferência da Cidade de Cataguases
16/06/2024 06:12 em REGIÃO

 

Cataguases está se mobilizando para realizar a Conferência das Cidade. Neste sentido representantes das entidades ONG Pacto Ambiental, Cooperativa de Agricultores Familiares da Região de Cataguases e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases e Região (SINDCOMERCIÁRIO), assinaram a convocação da 1ª Conferência da Cidade de Cataguases, que vai acontecer nos dias 29 e 30 de junho, cujo tema será “Desenvolvimento urbano sustentável através de uma gestão participativa e inclusiva.” 

Toda a sociedade civil, inclusive o poder público municipal, poderá participar do evento que vai acontecer na sede do SINDCOMERCIÁRIO, localizada na Rua dos Estudantes, nº 44, Centro. Durante o evento – preparatório para a 6ª Conferência Nacional das Cidades – serão eleitos os delegados que vão representar o município nas etapas estadual e nacional. Trata-se de um encontro que propõe debater a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e a aplicação da Lei 10.257/2001, do Estatuto das Cidades, além de outras legislações aplicáveis ao desenvolvimento urbano.

Conforme a programação, no primeiro dia da Conferência Municipal, sábado (29/06), às 14h, ocorrerá o credenciamento, seguido pela reunião dos segmentos, cerimônia de abertura, palestra, debate, plenária e votação para indicar os delegados que participarão da etapa estadual e formar os grupos temáticos que trabalharão na elaboração do relatório final da Conferência Municipal. No domingo (30/06), às 9h, após a abertura, acontecerão as reuniões dos grupos de trabalho temáticos e uma plenária para a avaliação e aprovação do relatório produzido pela conferência.

Paulo Jacinto, membro da ONG Pacto Ambiental e responsável pela mobilização para a realização da 1ª Conferência Municipal da Cidade de Cataguases, a conferência vai promover uma discussão entre o poder público e a sociedade sobre a gestão de todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável. “Dessa forma poderemos fortalecer o sistema nacional de desenvolvimento urbano”, garante. Ele aproveita para convidar todos que desejam viver em uma cidade participativa, socialmente justa e inclusiva a contribuir neste momento. Conforme explicou, “todos poderão colaborar com reflexões e, de forma coletiva, pensar em um projeto de cidade que não deixe ninguém para trás.”

As inscrições para participar da 1ª Conferência da Cidade de Cataguases poderão ser realizadas por meio de formulário disponibilizado virtualmente neste link, na sede do SINDCOMERCIÁRIO (Rua dos Estudantes, nº 44, Centro) ou no momento de abertura do evento.

 

Foto: Arquivo / Fonte: Site do Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!