Últimos preparativos para o 19º Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia que começa nesta quarta, 24/07
REGIÃO
Publicado em 24/07/2024

 

A tão esperada 19ª edição do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia começa nesta quarta-feira, dia 24, com a expectativa de atrair milhares de turistas ao pequeno e charmoso distrito de Leopoldina, na Zona da Mata mineira.
 
Considerado uma das maiores referências culturais da Zona da Mata Mineira, o evento reunirá, de 24 a 28 de julho, artistas de projeção nacional, novos talentos da música brasileira, oficinas culturais e um roteiro gastronômico com o melhor da culinária mineira.
 
Reconhecido nacionalmente por incentivar e promover a cultura da moda de viola, o Festival de Viola ganhou notoriedade também por contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultura de Piacatuba e região.
 
Além da boa música e de uma diversificada programação cultural, que inclui oficinas, palestras e lançamento de livro, o público vai contar com um circuito gastronômico com sete restaurantes.
 
O violeiro gigante já está aguardando os visitantes  (Foto: Luciano Baía Meneghite - 23/07/2024)
 
A programação musical começa na quarta-feira, dia 24, a partir das 20h, com apresentações do violeiro Francis Rosa e de Gabriel Guedes. Parceiro do mineiro Zé Geraldo em dois projetos, Francis Rosa tem 10 discos lançados e um repertório que apresenta clássicos da música regional brasileira, além de canções de sua autoria.
 
Já o multi-instrumentista Gabriel Guedes, filho do cantor e compositor Beto Guedes, se apresenta pela primeira vez no palco de Piacatuba cantando um repertório que vai de Beatles ao chorinho, de temas de filme à música barroca.
 
Na quinta-feira, dia 25, o premiado violeiro Wilson Dias promete encantar o público de Piacatuba com seu canto forte e legítimo, e músicas que exaltam o som das matas e dos vales, das montanhas e do sertão. Em seguida, a banda leopoldinense Porteira Elétrica, vencedora do Concurso de Viola de 2023, fecha a programação da noite.
 
Um dos grandes momentos do Festival acontece na sexta-feira, dia 26, com o tradicional Concurso de Viola, que reunirá 15 composições na disputa final e distribuirá R$ 28 mil em premiações a compositores e intérpretes. 
 
A partir das 23h, o cantor, ator e violeiro Gabriel Sater sobe no palco para emocionar o público com um show que traz composições próprias e releituras de músicas como “Amor de Índio”, “Noite de Tempestade” e “Marruá”, sucessos em novelas e programas de TV ao longo dos seus 23 anos de carreira artística e 10 prêmios musicais.
 
No sábado, dia 27, a programação é dedicada aos ritmos do baião, xote e do frevo. E dois grandes shows vão agitar o palco de Piacatuba: o Trio Forró Maravilhas e Os Serafins, com a participação especial do multi-instrumentista e compositor mineiro Márcio Guelber.
 
O trio Forró Maravilhas se apresenta pela primeira vez no Festival prometendo levar a Piacatuba um repertório que exalta a cultura nordestina.
 
Conhecida do público de Piacatuba, a banda leopoldinense Os Serafins fecha a programação de sábado convidando o público a um passeio musical pelos sertões do Brasil. Viola caipira, violão, bandolim, flauta, zabumba e pandeiro dão vida às canções que seguem o ritmo do baião, xote, o arrasta-pé no compasso do frevo e da música mineira de viola.
 
Piacatuba vista do alto da Matriz de Nossa Senhora da Piedade  (Foto: Luciano Baía Meneghite - 23/07/2024)
 
Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola tem patrocínio da Energisa e do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, estrutura da Prefeitura de Leopoldina e apoio cultural do Instituto Energisa e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
 
Confira a programação da 19° edição do Festival de Piacatuba:
 
24 de julho- quarta-feira:
20h –Gabriel Guedes
22h – Francis Rosa
 
25 de julho- quinta-feira
20h- Wilson Dias
22h-Porteira Elétrica
 
26 de julho- sexta-feira
20h- Concurso de Violeiros
22h- Gabriel Sater
 
27 de julho- sábado
20h- Forró Maravilhas
22h- Os Serafins, com participação de Márcio Guelber
 
 
Fonte: Jornal Leopoldinense
Comentários
Comentário enviado com sucesso!