Porém, ao ir com amigos assistir a treinos de atletismo, ele se apaixonou pela modalidade e ingressou no projeto Cria UFJF, onde passou por várias modalidades.
No entanto, foi no lançamento do dardo que ele se destacou. Desde a base até as competições adultas, Luiz Maurício conquistou marcas e títulos importantes em disputas estaduais, nacionais e internacionais. Prata no Pan-Americano sub-20 em 2019 e ouro no Troféu Brasil de Atletismo adulto em 2020, ele começou a se destacar no lançamento do dardo.
Com a pandemia do novo coronavírus, que chegou ao Brasil em março de 2020, o atleta precisou improvisar a começou a treinar na rua.
Foi nesse momento que aconteceu o divisor de águas da vida de Luiz Maurício. O atleta acertou com o Exército Brasileiro para integrar o Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa.
Nos últimos três anos, Luiz Maurício, que é terceiro sargento, tem dominado o lançamento do dardo a nível estadual e nacional, com conquistas também dos Jogos Sul-Americanos, do Campeonato Sul-Americano e outros torneios internacionais.
Em fevereiro de 2024, Luiz Maurício acertou com o Praia Clube, de Uberlândia, mas seguiu os treinamentos com o Exército, no Rio de Janeiro.
Ele conquistou o índice olímpico no dia 30 de junho, ao conquistar o ouro no Troféu Brasil de Atletismo. Luiz, que precisava lançar no mínimo 85,50m, cravou 85,57m de marca, novo recorde sul-americano.
As competições do lançamento do dardo começam no dia 6 de agosto, terça-feira.
Fonte: GE