A Diocese de Leopoldina está desenvolvendo uma série documental sobre Ir. Vicenta Guilarte Alonso, FI, que teve suas “virtudes heróicas” reconhecidas pelo Papa Francisco em 20 de junho de 2024, conforme o boletim do Dicastério para as Causas dos Santos. Este marco é muito significativo para a Diocese de Leopoldina e toda a comunidade católica.
Ir. Vicenta, conhecida como a “santinha do colégio”, viveu em Leopoldina de 1927 a 1960, atuando no Colégio Imaculada Conceição como vice-priora e porteira. Conhecida pela sua piedade, humildade e o acolhimento que oferecia às alunas e a todos que buscavam suas orações. Seus restos mortais estão guardados na Catedral de São Sebastião, na cidade de Leopoldina.
A série documental é uma parceria entre a Diocese de Leopoldina e o Colégio Imaculada Conceição, com o objetivo de contar a história da religiosa e destacar a importância de seu legado espiritual. No primeiro episódio, o bispo diocesano Dom Edson Oriolo conversa com o médico Dr. Maurício Domingues Rosa, que participou ativamente do processo de beatificação da religiosa.
Dom Edson compartilhou sua alegria ao receber a notícia do reconhecimento das virtudes de Ir. Vicenta, enfatizando o impacto que ela teve tanto na Diocese quanto nas religiosas da Congregação Filhas de Jesus, presentes na região desde antes da criação da diocese.