Pela primeira vez desde redemocratização, eleição em Juiz de Fora é decidida em 1º turno: 'Estamos fazendo história', diz Margarida Salomão
REGIÃO
Publicado em 07/10/2024

 

Pela primeira vez desde o processo de redemocratização, a eleição em Juiz de Fora foi decidida em 1º turno. Margarida Salomão (PT) foi reeleita como prefeita com com 150.848 votos, 6.319 a mais que em 2020. Desde1989, quando o sistema eleitoral de dois turnos foi instituído, todas as disputas pelo cargo de prefeito em Juiz de Fora foram decididas em segundo turno, portanto, esta é a primeira vez desde o processo de redemocratização que o candidato vencedor é confirmado no primeiro turno.

 

"É uma grande honra ter sido a primeira e eu espero que muitas mulheres que venham a ser prefeitas de Juiz de Fora. Nós estamos fazendo história aqui, mas o que mais me alegra é que essa não é uma vitória individual, é uma vitória coletiva e eu quero agradecer infinitamente a cidade pela renovação da sua confiança e a gente continua a trabalhar", disse.Acompanhada do vice Marcelo Detoni (PSB), das vereadores eleitas Laiz Perrut (PT) e Letícia Delgado (PT) e da deputada federal Ana Pimentel (PT), a prefeita reeleita esteve na Praça da Estação, no Centro da cidade, onde discursou para os eleitores e concedeu uma coletiva de imprensa para falar sobre a segunda gestão.

Durante entrevista, a prefeita afirmou que o preço da passagem de ônibus urbano não vai aumentar no próximo mandato e reforçou as áreas prioritárias que vão ter investimento no próximo mandato."Toda essa área de drenagem nós vamos fazer, vamos avançar na saúde, na educação. Nós vamos certamente ao fim dos próximos quatro anos, ter uma cidade muito melhor. Nós teremos 90% da bacia do Rio Paraíbuna com esgoto", afirmou Margarida.A eleição em Juiz de Fora teve 275.026 votos válidos, 15.404 votos nulos e 15.579 votos em branco.

Perfil

 

Margarida Salomão tem 74 anos e nasceu em Juiz de Fora. É professora universitária, formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.

Foi reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006. Na carreira política, foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora, entre os anos 1983 e 1988, e deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2013, sendo reeleita em 2018 com 89.378 votos.

 

Esta foi a quinta vez que Margarida disputou o cargo de chefe do Executivo. Nas três primeiras, chegou ao segundo turno. No último pleito, onde foi consagrada a primeira mulher eleita prefeita da principal cidade da Zona da Mata, ela teve 54,98% dos votos válidos.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

Comentários
Comentário enviado com sucesso!