Um homem condenado por um crime ocorrido em 2006 em Cataguases e que chocou a população, foi preso pelas autoridades policiais na tarde deste sábado, 12 de outubro. Pedro Marques Motta era um dos fugitivos mais procurados em Minas Gerais. Ele foi condenado a 23 anos e quatro meses de prisão pelo assassinato de Cláudio Rocha, proprietário do restaurante Canto Mineiro, que funcionava próximo à antiga estação ferroviária e por tentar matar, em seguida, a mulher que também estava o recinto.
Dentista, Pedro Motta foi condenado em 2021 e era procurado desde então, já que fugiu de Cataguases logo depois de cometer o crime. Após levantamento realizado pelo MPMG-Busca, que deu pistas de sua localização, uma equipe de policiais se deslocou para a Bahia.
O homem foi preso em uma residência rural em Santa Cruz Cabrália, no interior da Bahia, e foi conduzido para a delegacia local. O Ministério Público afirmou que vai solicitar a transferência do condenado para Minas Gerais. Os militares percorreram, no total, mais de três mil quilômetros e passaram por diversas cidades e povoados em busca de Pedro Motta.
O mandado de prisão foi cumprido por equipes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim), Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (GAECIBER) e Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI).
MPMG-BUSCA
O MPMG-Busca consiste em um esforço interinstitucional coordenado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim), com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão em aberto.
O programa conta com o apoio da Polícia Militar de Minas (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Penal de Minas (PPMG), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e INTERPOL.
Fonte e foto: Conexão 424 e site do Marcelo Lopes