Quase 2 milhões de belo-horizontinos, aptos a votar neste segundo turno, vão às urnas neste domingo (27) para decidir quem irá comandar o executivo municipal nos próximos quatro anos. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral em Minas (TRE-MG) é a de que o resultado seja anunciado já no início da noite de domingo.
A julgar pela pesquisa SigDados, divulgada nesta sexta-feira (25), a decisão do pleito pela Prefeitura de BH será voto a voto. Bruno Engler (PL) subiu 3,4 pontos percentuais. Fuad Noman (PSD) cresceu menos, mas segue na liderança do 2º turno.
A última sondagem estimulada, com 1,2 mil eleitores de 16 anos ou mais, foi feita nesta semana, de 21 a 23 de outubro. O atual prefeito tem 46,25% das intenções de votos. No levantamento anterior - com dados de 14 a 16 de outubro - o candidato à reeleição tinha 45,33% da preferência. Já o deputado estadual passou de 35,58% para 39%.
Ou seja, a diferença entre os concorrentes, que era de quase dez pontos percentuais, caiu para sete. A margem de erro de ambas as pesquisas é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Reta final de campanha
No sábado (26), os candidatos investiram em caminhadas com apoiadores pela cidade. O prefeito Fuad Noman participou de uma "cãominhada" na Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da metrópole.
Durante o ato, defendeu a criação de um novo hospital veterinário, uma farmácia popular pet e um programa de distribuição de ração para quem não tem condições de comprar.
Já Bruno Engler apostou no apoio do senador Nikolas Ferreira, e fizeram uma caminhada na região da Pampulha. Para os apoiadores, o deputado fez um apelo aos eleitores, para intensificarem a busca por votos de indecisos, ressaltando que eles podem ser decisivos para o resultado das eleições.
Segundo turno
O segundo turno das eleições municipais em Minas Gerais ocorre, além de BH, em Uberaba, onde Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB) disputam o pletio.
Fonte: Hoje em Dia