A maior liquidação do país – a Black Friday – que acontecerá no próximo dia 29 de novembro, já começa a movimentar os meios de comunicação, com as primeiras ofertas. E o consumidor brasileiro está com apetite para gastar nesta mega promoção. É o que revela um levantamento realizado pela LWSA (antiga Locaweb).
Veja em qual cenário você se encaixa na hora da Black Friday. Segundo esta pesquisa cerca de 62% dos consumidores brasileiros planejam gastar até R$ 3 mil. Mostrou ainda que mais de 60% já estão planejando as compras, enquanto 44% estão poupando, e 20% pretendem deixar uma parte do 13º para aproveitar as promoções da data.
Dos que pretendem comprar, 96% declaram preferir o formato online para isso. Sobre os produtos almejados, cerca de metade dos entrevistados querem comprar eletrônicos, 45% estão em busca de eletrodomésticos, e 46% vão às compras de roupas.
Sobre meios de pagamento, 75% dos clientes optam pelo cartão de crédito, 23,2% pelo pix e 83% tem a intenção de parcelar as compras em até 12 vezes.
Em relação a fatores de influência de compra, 65% dos entrevistados afirmam se sentirem incentivados a comprar após verem anúncios de internet, enquanto 59% citam as redes sociais e 19% os influenciadores digitais.
Já sobre as razões que fariam o consumidor desistir da compra, mesmo com as promoções: 57% falaram sobre taxas de frete, metade citaram os preços mais altos do que em outros períodos, 45% sobre não confiar na loja, 43% sobre avaliações ruins em sites de reputação, 42% sobre nota baixa nas redes sociais, e 40% sobre o desconto não ser o suficiente para a Black Friday.
Fonte: Rádio Campos de Minas e site do Marcelo Lopes