Nesta segunda-feira (26/6), 54 médicos cubanos desembarcam em Belo Horizonte para compor o Programa Mais Médicos, em Minas Gerais. A chegada está prevista para as 8h45, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.
Um desses profissionais já está designado para Leopoldina onde atuará no PSF do bairro Três Cruzes. Trata-se da Dra Yanet Cacer Pupo. Ela vai substituir a médica Lázara Milagros Velasco Gomes, que recentemente retornou a Cuba após três anos em Leopoldina, prazo previsto no acordo firmado entre Cuba e o Brasil.
Ao longo da semana, outros 22 profissionais chegarão ao estado para compor o Programa, que levou médicos para municípios onde havia escassez ou ausência de médicos, além de integrá-los às equipes que não tinham atendimento regular.
O Programa Mais Médicos foi criado para diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, reduzir as desigualdades regionais na área da saúde.
A Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama, confirmou ao jornal Leopoldinense a informação obtida pela reportagem junto ao Programa Mais Médicos e já destacou um funcionário para recepcionar a nova médica no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins conduzindo-a para Leopoldina onde durante a semana conhecerá seu novo local de trabalho.
Fonte: O Vigilante