Projeto solidário alimenta moradores de rua em Cataguases
REGIÃO
Publicado em 09/12/2024

 

Um grupo de voluntários mantém em funcionamento em Cataguases um projeto solidário que oferece jantar às pessoas em situação de rua no município. Trata-se da Missão Barsanulfo, criada há três anos e meio pela jovem determinada Tatiane Carneiro Cruz e amigos, que hoje é sua coordenadora, e conta com a participação de outros abnegados. De segunda a sexta-feira eles servem, em média, cinquenta refeições por noite, gratuitamente. Todo o projeto é mantido por meio de doações da sociedade que pode ajudar doando alimentos, roupas, material de limpeza e higiene e/ou, também, contribuindo com R$ 15 mensais.

 

Tatiane e sua equipe recebeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes pouco depois das 18h30 de quinta-feira, 5 de dezembro, quando começa a servir o jantar. Algumas pessoas já esperavam à porta e, minutos depois, todos os lugares à mesa estavam ocupados. Não há imagens das pessoas se alimentando para preservar a identidade e a privacidade delas. A insegurança alimentar e nutricional é uma realidade da população em situação de rua que vem sendo minimizada pela ação de Tatiane e outros voluntários. Naquela noite 43 pessoas jantaram sendo que sete delas repetiram. O cardápio foi arroz, feijão, macarrão e batata com frango cozidos. Tudo preparado por uma equipe que iniciou suas atividades às 16h, conforme informou a coordenadora do projeto.

Foi em meio a pandemia da Covid 19 e durante um onda de frio intenso que Tatiane e um amigo decidiram alimentar as pessoas carentes. A ideia inicial, conforme recorda, era entregar quentinhas à este público. “Porém, o projeto cresceu e vimos que não era possível continuar percorrendo a cidade de carro entregando as refeições. Assim, decidimos alugar uma casa e instalamos aqui a Missão Barsanulfo. Desde aquele dia até hoje já servimos 27 mil refeições”, revela. O imóvel de três andares, onde funciona a Missão Barsanulfo, conta com a infraestrutura necessária à preparação das refeições. Tudo ali foi doado, conta Tatiane, e as despesas de manutenção do imóvel são quitadas por meio de doações que podem ser feitas pelo WhatsApp, onde há uma chave PIX. Para acessar é só clicar neste link através deste link.

Hoje, com sessenta colaboradores ativos que atuam conforme a disponibilidade de cada um, o projeto segue aberto a quem quiser participar. “Trabalhamos com equipes e ocorre que nem sempre elas estão completas, por conta de compromissos e imprevistos com os voluntários. Por isso todos são bem-vindos, conta Tatiane. Ela acrescenta que a Missão Barsanulfo é uma instituição sem fins lucrativos independente legalmente constituída, com CNPJ ativo, em dia com suas obrigações e, portanto, apta a receber doações dos setores privado e público. “A ajuda – seja ela qual for – será sempre bem-vinda e um estímulo para continuarmos nosso trabalho. Para colaborar os interessados podem deixar mensagem no nosso Instagram (@missaobarsanulfo)”, finaliza.

Fonte: Site do Marcelo Lopes.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!