O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, é o novo presidente do CISDESTE. Ele foi eleito dia 20, para o biênio 2025-2026, durante a 3ª Assembleia Ordinária de 2024, que também definiu os nomes do Conselho Fiscal da instituição que coordena o SAMU. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Suprema e contou com a presença de cerca de 200 pessoas. O prefeito de Cataguases, José Henriques, está na chapa vencedora e vai atuar como 2º Secretário.
A chapa 1 “CISDESTE no rumo certo”, presidida pelo prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, foi a vencedora com 87 votos. Ele vai substituir Edson Teixeira Filho, prefeito de Ubá, que está encerrando o mandato. Pedro assume o desafio de liderar o consórcio que é referência em saúde pública no estado de Minas SAMU 192. Em um breve discurso, Pedro Augusto destacou a importância do CISDESTE para os municípios consorciados e declarou estar animado para dar prosseguimento aos trabalhos realizados pelas diretorias anteriores.
“O SAMU é uma instituição maravilhosa, que atende a 147 municípios. Estamos com um grupo de prefeitos animados, com muita vontade de acertar e de fazer com que o CISDESTE continue evoluindo e prestando essa excelência de serviço, tanto do aspecto técnico, médico, mas também como instituição sólida, capaz de cumprir os seus compromissos e mostrar que é uma administração transparente e própria”, declarou o prefeito.
Conheça o CISDESTE
O SAMU 192 – CISDESTE é um consórcio 100% público, tripartite, que reúne 147 municípios das regiões Sudeste e Leste do Sul do estado de Minas Gerais em prol do atendimento regionalizado de Urgência e Emergência. Por meio dele viabiliza-se a locomoção do paciente ao hospital de referência mais próximo. A sede está localizada em Juiz de Fora, onde estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo 6 USB (Unidade de Suporte Básico) e 2 USA (Unidade de Suporte Avançado). Na região que integra o Consórcio, há, ainda, outras 54 ambulâncias.
O CISDESTE em números
• 147 Municípios
• 11 Microrregiões
• 1 Base central (JF)
• 43 Bases decentralizadas
• 62 Ambulâncias (50 USB e 12 USA)
• Mais de 900 funcionários
• Assiste uma população de 2.391.547 habitantes
• Possui 40.027,581 km² de área de atuação
Fonte : Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina