A Associação Pró Meio Ambiente - IPÊS, entidade sem fins lucrativos, de natureza socioambiental, com sede nesta cidade, Rua Barão de Cotegipe, N. 410 Salão Odilon Barbosa, vem manifestar o mais veemente repúdio ao corte de diversas árvores nas vias urbanas e em especial ao corte de um OITI centenário na Rua Dr. Custodio Junqueira (Rua do Moinho), em frente ao imóvel residencial de número 186, no último dia 12, domingo.
O requerimento para o corte deste OITI foi apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente - CODEMA pelo proprietário do imóvel, sem motivo plausível que justificasse a eliminação da referida árvore (afinal, o OITI estava ali há mais de um século em convívio pacífico com as residências daquela rua). Lamentavelmente, foi autorizada a eliminação daquela árvore secular, apesar do voto contrário da representante da Associação IPÊS.
Sim, a Associação IPÊS tem assento no CODEMA e, reiteradas vezes, tem se colocado contrária aos cortes e supressões injustificáveis de árvores em nosso município. Entendemos que estes cortes representam um ataque ao nosso patrimônio histórico, natural e urbanístico, além de prejudicar a qualidade de vida de todos os cidadãos, numa cidade já tão castigada pelo calor.
Sabemos que as árvores são fundamentais para a saúde do planeta, e de modo particular para a nossa cidade. Elas sombreiam as ruas, amenizam a temperatura, impactam positivamente na qualidade do ar e abrigam a fauna. Mais do que a beleza, os OITIS se tornaram uma marca de nossa cidade e a remoção de qualquer uma destas árvores causa dano ambiental irreparável e priva a população de todos estes benefícios.
Não por acaso, a Conferência Municipal do Meio Ambiente, evento que compõe uma das etapas da 5ª.Conferência Nacional do MA, realizada no dia 13/12/2024, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aprovou a preservação e ampliação do plantio do OITIS nas vias urbanas de Leopoldina como uma das ações que deverão ser implementadas a partir deste ano.
Repudiamos a eliminação de um OITI centenário saudável. Não há justificativa para tal conduta. O Poder Público deve adotar medidas urgentes para preservar os OITIS, bem como iniciar o replantio daqueles que foram eliminados e/ou mutilados. E ainda, em respeito à decisão da Conferência Municipal, deve investir na arborização de todas as vias urbanas deste município.
Conclamamos a todos os Leopoldinenses a abraçarem essa causa, e a lutarem pela defesa do nosso meio ambiente.
Leopoldina, 14 de janeiro de 2025
Fonte: Site do Jornal Leopoldinense