Um homem de 36 anos que estava preso provisoriamente no presídio de Leopoldina, morreu neste sábado, 8 de fevereiro, após passar mal na cela de triagem. Segundo as primeiras informações, os policiais penais verificaram que que a vítima não havia consumido as refeições do dia. Ao ser questionado, disse que sentia fraqueza e não conseguia se levantar, solicitando auxílio.
Os policiais entraram na cela e verificaram que o preso não respondia aos estímulos verbais. A enfermeira de plantão na presidio foi acionada e iniciou manobras de reanimação cardiopulmonar até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A equipe médica deu continuidade às manobras, porém o óbito do homem foi constatado em seguida por um médico do SAMU.
A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e após os trabalhos de praxe o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Leopoldina. Ele havia sido preso na sexta-feira (7) após uma ocorrência de dano.
A Reportagem entrou em contato com o Departamento de Penitenciária de Minas Gerais que enviou a seguinte informação:
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), confirma o registro de óbito de custodiado no Presídio de Leopoldina nesse sábado (8) .
O detento foi admitido na unidade na última sexta-feira (7), após receber alta hospitalar da Casa de Caridade Leopoldinense, e estava sozinho em uma cela de triagem. Na tarde desse sábado, ele solicitou atendimento alegando mal-estar. De imediato, os policiais penais acionaram a equipe de saúde da unidade, que constatou a perda dos sinais vitais e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Apesar das tentativas de reanimação, o óbito foi confirmado.
A unidade lavrou o boletim de ocorrência e abriu procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido.
Fonte: Site do Jornal O Vigilante Online