Completando 25 anos de criação, o bloco Pó de Giz animará a praça Aristides Badaró, na Fábrica, em frente ao Bar Raiz. A Concentração acontece a partir das 17h. Às 18h tem roda de samba e às 22h:30m o bloco sai em cortejo pela rua Vinte e Sete de Abril e Praça da Bandeira. As camisas do bloco estão à venda por R$25,00 – Contato: 98879-4515 Loja Clean.
O Bloco “Pó de Giz” surgiu a partir de um grupo de pessoas que conversava sobre o saudoso “Bloco da Baiana” (Acadêmicos de Leopoldina), do Mestre Vitalino Duarte, e sobre como ele arrastava multidões às vésperas do Carnaval Leopoldinense, movimentando e alegrando a cidade. A partir disso, pensou-se na possibilidade de resgatar o animado pré-carnaval outrora existente em nossa cidade.
Em nossa região, várias cidades têm e mantêm a animação pré-carnavalesca, como Juiz de Fora, com a “Banda Da Qui”; Rio Pomba, com seu Zé Pereira”, Bloco do Malas; entre outras.
Nesse contexto, foi cogitada a importância de retomar em Leopoldina a tradição do pré-carnaval, fazendo-se uma concentração no sábado que precede o período do carnaval brasileiro, a fim de, além de despertar o espírito da festa de Momo, atrair também turistas para nossa cidade e até evitar a saída de nossos conterrâneos para outras cidades e estados.
O nome do bloco, Pó de Giz, se deve ao fato de os primeiros idealizadores, organizadores e integrantes do grupo de foliões serem, na sua maioria, professores. Nunca, entretanto, isso representou um requisito para participação no bloco, muito menos uma exigência. Ao contrário, o Bloco Pó de Giz é aberto a todos aqueles que gostam de compartilhar coletivamente a alegria dos folguedos e folias carnavalescos.
Sendo assim, desde o ano 2000, o Bloco vem se concentrando no sábado anterior ao final de semana do carnaval, com posterior desfile pela cidade na mesma data e, muitas vezes, com desfile em um dia do período oficial do carnaval brasileiro, tendo se tornado uma tradição na cidade essa concentração do Bloco Pó de Giz.
Fonte: Site do Jornal Leopoldinense