Ventos de quase 100 km/h atingem Juiz de Fora, provocam estragos e deixam locais sem luz
REGIÃO
Publicado em 25/02/2025

 

Devido aos fortes ventos que atingiram a cidade no final da tarde desta segunda-feira (24), diversos bairros de Juiz de Fora ficaram sem luz. Moradores da região central e dos bairros Santos Dumont, São Pedro, Três Moinhos e Bonfim relataram quedas ou falta completa de energia. Na região central da cidade, diversos semáforos pararam de funcionar, o que ocasionou dificuldades para os veículos trafegarem pelas vias da região.

A Avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, ficou sem luz em diversos pontos, afetando os semáforos e o trânsito no local. A Avenida Rio Branco, uma das mais importantes da cidade, teve os semáforos apagados. 

 

A estação meteorológica da Defesa Civil, localizada na UFJF, registrou que os ventos do fim desta tarde alcançaram até 99,36 km/h. Segundo a escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias, essa velocidade é considerada de grau 10, em um índice que vai de 0 a 12, sendo 12 o mais grave. 

A Cemig informou, em nota enviada à Tribuna no final da tarde desta segunda, que, em razão dos fortes ventos que atingiram Juiz de Fora, diversas ocorrências no sistema elétrico da companhia foram registradas. Entre elas, problemas no sistema elétrico da Companhia, por motivo de queda de galhos no cabeamento e toques de placas de sinalização. Segundo a Companhia, a região centro-sul da cidade foi a mais afetada. “Mais de 20 profissionais estão atuando nas ocorrências, concentradas na região centro-sul da cidade, para restabelecimento o mais breve possível” finaliza a nota. 

Com a chuva e os fortes ventos do final da tarde, duas árvores caíram no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Uma queda foi registrada no Anel Viário, nas proximidades da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). A outra, foi registrada na subida para o Centro de Ciências da Saúde, próximo à Faculdade de Odontologia da UFJF, por volta das 18h35. Nesta, um ônibus urbano, da linha 525, foi atingido pela queda da árvore. Em nota enviada à Tribuna, a instituição afirmou que a equipe da UFJF prestou auxílio e que ninguém se feriu. “Imediatamente, integrantes da equipe de Vigilância da UFJF compareceram aos dois locais e prestaram auxílio. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ninguém ficou ferido. O trânsito já se encontra normalizado.” Informação que foi confirmada pelo Consórcio Via JF, que disse não haver vítimas e que o veículo sofreu um amassado no teto. O motorista também informou que os funcionários da UFJF acionaram o Corpo de Bombeiros, pois os responsáveis pelo serviço de corte de árvores não estavam no local no momento do ocorrido. Em nota, o consórcio, responsável pelo transporte municipal, informou que continuará acompanhando o caso.  “Continuaremos acompanhando a situação e manteremos todos informados sobre qualquer atualização relevante sobre a ocorrência.”

A Prefeitura de Juiz de Fora registrou queda de árvore no Parque Halfeld, na esquina da Rua Santo Antônio com a Rua Marechal Deodoro. Segundo a PJF, equipes da Empav realizaram o recolhimento. A PJF também registrou a queda de uma árvore na Rua Manoel Moreira de Moraes, no Bairro Santa Luzia, que também foi recolhida.

A Defesa Civil emitiu, por volta das 17h35, um alerta de tempestade com rajadas de vento e chuva moderada a forte com duração de 2h, e aconselhou aos cidadãos que se protejam. 

 

Segundo a Administração municipal, vários agentes de trânsito atuam com geradores nos principais cruzamentos da região central da cidade, que sofre com semáforos apagados. 

Fonte: Site do Tribuna de Minas

Comentários
Comentário enviado com sucesso!