Em reunião realizada no dia 15 de fevereiro de 2021, o então vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel apresentou indicação ponderando que o Poder Executivo estudasse a possibilidade de se abrir uma concessão pública para um cemitério particular em Leopoldina.
Sua proposição, que recebeu apoio do vereador Gilmar Pimentel, foi respaldada nos artigos 13 (incisos vii e xxiv), 25 (§3º e §4º) e 26 da Lei Orgânica do Município e após as discussões regimentais, a indicação foi aprovada por unanimidade.
Passados 4 anos o assunto volta à tona com a publicação no Diário Oficial dos Municípios Mineiros desta segunda-feira, 24 de março de 2025, de uma autorização do prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz para a contratação por inexigibilidade de licitação de empresa especializada em elaboração de estudos técnicos e projetos para instruir a fase preparatória de futura licitação de concessão de cemitério privado em Leopoldina.
A escolhida foi a Empresa Terranova Consultoria Ltda, de Montes Claros, que vai receber pelo trabalho a importância de R$123.437,98 . O processo foi encaminhado à Secretaria Municipal de Administração que conduzirá os trâmites legais.
Fontes> Portal da Câmara Municipal de Leopoldina, Diário Oficial dos Municípios Mineiros e Arquivo do Jornal Leopoldinense