O Vereador Vinicius Queijinho comemorou a notícia de que a Unidade de Saúde do Alto da Boa Vista (Solar) vai sair do papel para se tornar realidade graças aos recursos já liberados no montante de R$3.163.368,32 obtidos junto ao Governo Federal com a intervenção da Deputada Federal Ana Pimentel. O dinheiro foi obtido junto ao novo PAC da Saúde-Programa de Aceleração do Crescimento.
A UBS em tela consta entre várias reivindicações levadas pessoalmente pelo vereador Queijinho a Brasília, entre elas a Indicação nº 164/2021 feita por ele na Câmara Municipal de Leopoldina em 2021. Na atual Legislatura o vereador reiterou o pedido por meio da Indicação nº 341/2025.
O Vereador Queijinho fez questão de registrar o seu agradecimento ao Secretário Municipal de Saúde Márcio Vieira Machado e ao Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz que apresentaram toda a documentação exigida pelo Ministério da Saúde dentro do prazo hábil para a liberação dos recursos.
De acordo com o vereador a Unidade Básica de Saúde a ser construída beneficiará além dos moradores do bairro Solar, o Imperador e parte do São Cristóvão que passarão a ser atendidos com a expansão da cobertura pela Atenção Primária do SUS, desafogando outras UBS do Complexo do Bela Vista cuja população é superior à de vários municípios do entorno de Leopoldina.
Escolha da empresa construtora já tem data marcada
A Secretaria Municipal de Obras realizará concorrência na forma eletrônica no dia 11 de abril, às 09h30min, no Sítio eletrônico: www.compras.gov.br com o objetivo de contratar uma empresa especializada em engenharia e construção civil para execução da obra de construção de UBS Tipo 1, na Rua Joao Francisco Dias, bairro Alto da Boa Vista (Solar), sob o regime de empreitada por preço global de caráter não continuado, cabendo à empresa vencedora do certame o fornecimento de material, ferramentas, equipamentos, administração de obra e mão de obra e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega da UBS concluída.
Segundo publicação feita no Diário Oficial dos Municípios Mineiros em 26 de março de 2025, a previsão é de que as obras sejam concluídas no prazo de 10 meses com o custo estimado de R$3.163.368,32.
O edital e seus anexos estão disponíveis no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Leopoldina/MG: www.leopoldina.mg.gov.br
Fontes> Ministério da Saúde, Gabinete da Deputada Ana Pimentel, Câmara Municipal de Leopoldina e Diário Oficial dos Municípios Mineiros.