Leopoldina recebe médica cubana pelo Mais Médicos
29/08/2017 07:51 em LEOPOLDINA

 

Está previsto para atuar em Leopoldina nos próximos dias uma médica cubana que chegou à cidade para recompor o programa Mais Médicos. A profissional deve substituir outro médico estrangeiro que estava alocado na unidade de saúde ESF 13, localizada nos Pirineus, onde é feito o atendimento primário a moradores do entorno do bairro Maria Guimarães França “Cohab Velha”.

Outros 39 médicos da mesma nacionalidade são esperados em 31 municípios do estado. Na Zona da Mata, apenas Leopoldina receberá novos médicos pelo programa neste momento. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a vinda dos profissionais está atribuída à necessidade de recomposição daqueles cujos ciclos de trabalho no programa foram encerrados.

Para o final de setembro, mais intercambistas são esperados. No total, 82 cubanos estão atuando em Minas Gerais.

O programa Mais Médicos, criado em 2013, visa a enfrentar a escassez de médicos no país e possibilitar um melhor desenvolvimento da atenção básica, porta de entrada do SUS. Profissionais graduados em Medicina são recrutados para atuar nas áreas de maior necessidade, conforme levantamento dos órgãos públicos de saúde. Em Juiz de Fora, levantamento da Tribuna de Minas divulgado em julho, revela que 28 médicos oriundos do programa atuam em 21 Unidades Básicas de Saúde.

Fonte: O Vigilante/Com informações: Tribuna de Minas, com Rafaela Carvalho

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!