O Município de Leopoldina está realizando licitação na modalidade de ‘Chamada Pública’ para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, necessários para atender as escolas da Rede Municipal de Ensino e das Creches Municipais.
Segundo publicação feita nesta terça-feira, 5 de setembro, na edição nº 2079, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, o recebimento de documentos do Projeto de Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar será feito até o dia 5 de outubro, no horário de 13h30min às 16:00 horas, na Comissão Permanente de Licitação, localizada no Edifício Athenas, na Praça Professor Botelho Reis.
Os recursos para a compra dos gêneros alimentícios são assegurados pelo FNDE/PNAP/PNAC/EJA/PNAF/MAIS EDUCAÇÃO E AEE, de acordo com art. 24 da lei federal nº 11.947 de 16/06/2009.
Para refrescar a memória
Reunião busca alternativas para produtores rurais venderem para a merenda escolar
Encontro foi realizado no auditório do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira (Antigo Fórum) em Leopoldina.
Edição: Luiz Otávio Meneghite
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Leopoldina promoveu um encontro no dia 24 de abril deste ano, no auditório do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira com diretoras das escolas estaduais, produtores rurais, Superintendência Regional de Ensino, EMATER e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Leopoldina.
Produtores e representantes das entidades que participaram da reunião
Coube à EMATER mobilizar os produtores interessados em comercializar produtos junto a merenda escolar.
A reunião teve como objetivo buscar alternativas para facilitar a participação dos pequenos produtores rurais do município, na comercialização de legumes, grãos, verduras, frutas e produtos de origem animal, junto as escolas do município e região.
Alguns produtores já estão realizando esta venda de produtos, principalmente para as escolas municipais de Leopoldina que utiliza recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.
Segundo Cimar Onofre Barbosa, técnico da EMATER presente à reunião, os recursos do PNAE proporcionam uma grande oportunidade de escoamento de produtos da Agricultura Familiar, pois o produtor tem a oportunidade de fazer a venda diretamente para instituições de ensino, a preços justos.
Uma fonte do jornal Leopoldinense revelou que existe a possibilidade de criação de uma cooperativa de produtores da agricultura familiar para facilitar a comercialização da produção.
Fonte: Jornal Leopoldinense/EMATER de Leopoldina com fotos de Sidilucio Ribeiro Senra