O 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina realiza nesta quarta-feira, 20 de setembro, em Cataguases, a Operação Alerta Vermelho. O trabalho, de cunho meramente educativo, consiste em mostrar a importância da prevenção em estabelecimentos comerciais e prédios de uso coletivo, explica o comandante daquela unidade, Tenente Cantelle. Segundo ele, a ação vai acontecer na Rua Coronel João Duarte, o Calçadão e na Praça Rui Barbosa.
Ele disse ainda que a Operação "Alerta Vermelho" busca orientar a população quanto às medidas de segurança contra incêndio e pânico necessárias para estes locais, de modo a garantir a proteção das pessoas e prevenção de sinistros. "Desta forma, sugerimos a todos os proprietários ou responsáveis por estes estabelecimentos que iremos visitar aproveitem a oportunidade para esclarecerem dúvidas sobre segurança contra incêndio e pânico", revelou.
O comandante dos Bombeiros disse ainda que as visitas serão breves e, por isso, não vão trazer nenhum tipo de transtorno à rotina dos estabelecimentos, além de elucidar sobre um tema "muitas vezes deixado de lado por muitos empreendedores", alertou. Tenente Cantelle lembrou também que recintos regularizados possuiem condições seguras para abandono em caso de pânico, acesso fácil para os Bombeiros, além de equipamentos para combate a incêndio."Quem pensa de forma preventiva não contabiliza prejuízos humanos nem materiais", afirmou o militar bombeiro.
Por fim, Tenente Cantelle, acrescenta que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é o documento que comprova a situação regular do estabelecimento perante as normas Segurança Contra Incêndio e Pânico (SCIP), "é pré-requisito para diversos atos da vida jurídica da empresa, tais como a obtenção de Alvará de Funcionamento, contratação e cobertura de apólice de seguro, obtenção de alguns certificados, entre outros", explicou.
Fonte: Marcelo Lopes/Fotos: 4º Pelotão de Bombeiros de Leopoldina