Moradores de Leopoldina sofrem com surto de pernilongos
29/09/2017 07:57 em LEOPOLDINA

 

 A cidade de Leopoldina enfrenta uma infestação de pernilongos. De praticamente todos os bairros chegam reclamações de moradores relatando à nossa Redação o incômodo provocado pelos mosquitos, que atacam principalmente as crianças, mas que não poupam também os adultos.

Terrenos baldios servem de foco para o mosquito Cúlex, popularmente conhecido como pernilongo. Diferentemente do Aedes aegypti, o pernilongo gosta de água suja, portanto, cursos d’água poluídos e bueiros também são locais onde existem criadouros, além dos ralos dos banheiros que não estão livres da infestação e se não estiverem protegidos se transformam em um potencial lugar para sua reprodução.

 

Algumas das alternativas utilizadas pela população para enfrentar os pernilongos (repelentes, inseticidas e as famosas “raquetes”), parecem não produzir o resultado desejado para exterminar os insetos, que se aproveitam da estiagem para se proliferar.

 A reportagem esteve na região da Praça da Bandeira, onde um terreno localizado nos fundos de várias residências é apontado por moradores das imediações como de grande incidência de pernilongos. O ataque dos pernilongos é feito pelas fêmeas, que se alimentam de sangue e produzem os ovos.

Procurado para comentar o assunto, o supervisor geral da Dengue no Setor de Endemias, Arâncio Gomes dos Santos, informou que já foi solicitado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que intensificasse a limpeza dos córregos em toda a cidade. Segundo Arâncio, na próxima segunda-feira, 2 de outubro, terá início a aplicação do UBV (fumacê) para combater os pernilongos. Também serão combatidos os ratos nas margens dos córregos. “Em muitos pontos nos córregos existem resíduos, como garrafas, que represam a água, o que favorece a reprodução dos pernilongos”, comentou o supervisor. Ele também esclareceu que vários bueiros já foram desentupidos ao longo da Rua Cotegipe e o serviço prossegue em toda a cidade.

Fonte: Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!