Apresentação terá início às 20h00 do domingo (3).
O Conservatório Estadual de Música Lia Salgado (C. E. M.) prepara os últimos detalhes para a apresentação da sua tradicional Cantata de Natal, programada para o dia 3 de dezembro, às 20h00. Este ano, pela primeira vez o espetáculo será realizado diante do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, localizado na Rua João Lamarca, na Praça Félix Martins.
Em entrevista concedida ao Jornal O Vigilante Online, a diretora do Conservatório, Simone Seoldo (foto), esclareceu que o Coral ficará na escadaria e nas janelas superiores do Centro Cultural, além de serem colocados dois tablados nas laterais do prédio para que os alunos e professores possam se apresentar.
A respeito dos temas a serem interpretados durante a Cantata, Simone revelou que este ano o repertório estará muito focado em temas natalinos. “A maioria das músicas este ano são voltadas para o Natal. Queremos agradar o público e esperamos que agrade”, comentou.
A diretora contou que os ensaios da banda, com alunos e professores do C. E. M. acontecem desde agosto para esta apresentação. “A banda está sendo formada com aproximadamente 90% de alunos nossos. São alunos do canto lírico, crianças que ganham o festival de talentos que promovemos dentro da escola. Às vezes convidamos alguém que pede pra fazer parte desse momento com a gente”, acrescentou Simone.
Expectativa para o evento
Simone Seoldo destacou que a cada ano os professores, alunos, enfim, todos os 108 servidores do Conservatório, chegam mais emocionados para participar do evento. “Nossos alunos são os artistas da nossa escola e a Cantata é o momento deles mostrarem o seu trabalho. Ver a felicidade da platéia é muito emocionante”, argumentou a diretora.
Apesar da tradição da Cantata do Conservatório em Leopoldina, cuja primeira edição aconteceu em 2005, as dificuldades são imensas para realização do evento. “Este ano tivemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina, com R$ 5 mil reais, nos ajudando na montagem do palco, com o som e a iluminação. A Laura Queiroz é uma aluna nossa que tem colaborado indo de porta em porta no comércio, solicitando apoio, destinado a custear a realização do evento. Estamos trabalhando para conseguir os recursos necessários para cobrir as despesas com o espetáculo”, relatou Simone Seoldo, que agradeceu ao comércio que está colaborando com a instituição de ensino musical e também à Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria Municipal de Cultura, “uma parceria que deu certo. Estamos nos sentindo muito queridos pela cidade, pela administração municipal. Estamos muito felizes por todo este reconhecimento”, concluiu Simone.
De acordo com as informações obtidas pela reportagem, cerca de 500 pessoas, entre alunos, servidores da escola e familiares dos alunos estão envolvidos neste projeto.
Criado pela Lei nº 1.123, de 03 de novembro de 1954, o Conservatório Estadual de Música Lia Salgado foi instalado e passou a funcionar em 23 de janeiro de 1956.
Fonte: O VIGILANTE ONLINE