A Supervisora de Gestão do Pólo de Saúde Agostinho Pestana, onde está instalado o PACE Hemominas de Leopoldina, Natália França Bedim, comunicou que o cadastro de doadores de medula óssea anunciado para começar no sábado, 16 de dezembro, terá seu início antecipado para esta quinta-feira, 14 de dezembro, das 08:00 às 16:00 horas e acontecerá sempre às quintas-feiras, mesmo dia de doação de sangue.
O cadastro de doadores
A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo, que através do transplante pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. Com este avanço, Leopoldina ajudará a salvar milhares de vidas por todo o Brasil.
Como é feito o cadastramento?
O cadastramento é feito através do preenchimento do Formulário de Identificação do candidato a doação de medula e da Assinatura do Termo de Consentimento. Para integrar o cadastro de doadores, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos de idade e apresentar boa saúde. No ato do cadastramento será colhida uma pequena amostra de sangue destinada à realização do exame HLA. Este exame vai traçar as características genéticas do candidato e verificar a compatibilidade com pacientes que estão na fila de espera para transplante de medula óssea.
Fontes de informação: Jornal Leopoldinense: Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina e PACE-Hemominas Leopoldina