A vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde da prefeitura de Viçosa teve acesso, na manhã desta quinta-feira (18), aos resultados dos exames do cidadão do município vizinho de Porto Firme, de 53 anos, que está internado em Viçosa, e do viçosense que veio a óbito na quarta-feira (17), em Belo Horizonte, confirmando o diagnóstico de febre amarela nos dois casos.
A secretaria de Saúde já havia recebido a notificação da confirmação de febre amarela de outro paciente, de 42 anos, de Porto Firme que estava internado em Belo Horizonte e teve o óbito confirmado ontem. Portanto, já são três casos confirmados da doença na microrregião de Viçosa e dois óbitos.
Categoria Três
Com a confirmação dos casos, toda a microrregião de Viçosa é enquadrada na categoria 3 de situação epidemiológica da classificação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A nota técnica nº 07/2017 da pasta recomenda a intensificação da vacinação nos postos fixos, a busca a ativa e a ampliação do público alvo da vacina.
Cataguases
Em Cataguases ainda não existem casos suspeitos da doença e nem de epizootias (quando a doença ocorrem em animais), embora três macacos mortos tenham sido recolhidos na zona rural do município e enviados para análise.
Região
Com a confirmação dos casos na região de Viçosa, a Zona da Mata registra hoje 5 óbitos nos seguintes municípios: Goianá (1), Mar de Espanha (1), Barra Longa (1), Porto Firme (1) e Viçosa (1).
Situação no Estado
O último Boletim Epidemiológico divulgado da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é da quarta-feira (17) onde os casos de Porto Firme e Viçosa ainda aparecem sob investigação. Na quarta-feira, o boletim apontava 22 casos confirmados com 15 óbitos e 7 curas. Com os três casos confirmados da doença na região de Viçosa e as duas mortes, o número de óbitos para o próximo relatório subirá para pelo menos 17. O relatório leva em conta o período de julho/2017 a junho/2018.
Ampliação do público alvo
Com a confirmação dos casos, prefeituras como a de Viçosa, tem ampliado o público alvo para receber a vacina contra a Febre Amarela. Idosos, gestantes e puérperas passam a fazer parte da lista de pessoas que devem tomar a vacina nestes municípios.