Paciente com suspeita de febre amarela morre em Muriaé
REGIÃO
Publicado em 26/01/2018

 

Uma idosa de 79 anos morreu, nesta quinta-feira (25), com suspeita de febre amarela em Muriaé. Ela era moradora do Bairro Safira e foi internada no Hospital São Paulo (HSP) após apresentar alguns sintomas da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que na quarta (24) havia colhido material dela e de um homem de 34 anos, que também se encontra internado no HSP com suspeita de febre amarela. O material foi enviado hoje para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para análise. O resultado está previsto para ser divulgado em dez dias, dependendo ainda da demanda daquele laboratório. 

Segundo a Prefeitura de Muriaé, clinicamente a suspeita já foi descartada pelo médico Daniel Licy, infectologista do Hospital São Paulo. Se confirmado, este será o primeiro caso da doença no município. 

Vacina contra febre amarela está disponível em unidades de saúde de Muriaé

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. O objetivo da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, é proteger os muriaeenses contra a doença. As doses estão sendo aplicadas seguindo uma escala devido ao prazo de validade dos frascos, evitando, assim, o desperdício e a falta do produto.

No ano passado, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas na cidade e, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, uma única dose é suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida. “Nosso objetivo é proteger os muriaeenses contra a febre amarela, que está preocupando todo o país. Quem ainda não se vacinou contra a doença pode se dirigir a qualquer unidade de saúde da cidade para receber a dose. Saúde é nossa prioridade para manter a população saudável e livre de doenças”, afirma o prefeito Grego.

Casos suspeitos estão sendo investigados

Um homem de 34 anos está internado no Hospital São Paulo com suspeita de febre amarela. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, ele está recebendo todos os cuidados necessários. O paciente é do Distrito Federal e está a passeio em Barão do Monte Alto desde o dia 22 de dezembro. 

Na quarta-feira (24), foi colhido material do paciente e enviado nesta quinta para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para análise. O resultado também está previsto para ser divulgado em dez dias. “Estamos dando todo o apoio necessário para esses pacientes. Vale frisar que estas são suspeitas da doença e não casos confirmados. Portanto, não há motivo para pânico”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira.

Entre os sintomas da febre amarela estão dor de cabeça, febre baixa, fraqueza, vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e até matar.

 

Fonte: O Vigilante

Comentários
Comentário enviado com sucesso!