Prefeitura promove bloqueio de transmissão com fumacê contra a proliferação de mosquitos
30/01/2018 06:44 em LEOPOLDINA

 

Popularmente conhecido como "fumacê", o processo de aplicação ultra baixo volume - UBV, é um processo de uso definido  pelo Ministério da Saúde, indicado para o bloqueio de transmissão e para o controle de surtos de doenças transmitidas pelos mosquitos.  

A Prefeitura está promovendo por intermédio de sua Secretaria de Saúde e através de seu Setor de Combate e  Controle a Endemias, o bloqueio de transmissão com UBV, no controle de vetores. O objetivo é eliminar os possíveis criadouros do mosquito, inclusive com tratamento químico larvário nos criadouros localizados pela Equipe de Combate a Endemias, que realizam as visitas avisando da passagem do fumacê, e promovendo o tratamento e a eliminação de possíveis focos em terrenos, residências e imóveis em geral. Isso torna mais eficiente o trabalho de campo, garantindo mais qualidade de vida a todos. 

Hoje pela manhã, essa Equipe formada por Agentes dos Setores de fumacê e de combate a Endemias, estiveram no bairro Quinta Residência cumprindo notificação. "...a princípio estamos atendendo as áreas notificadas com suspeitas e também nas residências e imóveis desta região", destacou um dos Agentes. De acordo com o supervisor da equipe, é fundamental que na passagem da equipe do fumacê, não haja bloqueios por parte dos moradores. " A interferência no procedimento prejudica a eficácia da ação na aplicação do inseticida. Não podemos ficar parados na frente das casas, uma vez que a orientação, é borrifar sempre em movimento. Essa aplicação intradomiciliar, é muito importante e é feita de fora para o interior dos imóveis, através da abertura de portas e janelas", explicou Abreu. 

As aplicações com o uso do fumacê, são realizadas numa área com raio de 100 a 150 metros, tendo como ponto de origem a residência ou local em provável situação de risco, com focos ou possíveis criadouros.

É importante que durante a passagem destas Equipes pelo seu bairro, as residências e imóveis fiquem abertos para melhor ação do produto,  contra as fêmeas de mosquitos, que saem para alimentar e nutrir seus ovos.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

 

 


COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!