Estão abertas as inscrições para o concurso usina Criativa de Cinema
05/02/2018 06:48 em REGIÃO

 

Está sendo lançado hoje, 05 de fevereiro, a terceira edição do Edital Usina Criativa de Cinema, concurso regional de apoio à produção de curtas metragens que nos dois anos anteriores envolveu cerca de 250 jovens realizadores. O Edital será divulgado no site do Polo (www.poloaudiovisual.org.br) onde os interessados terão todas as orientações sobre como participar. A grande novidade deste ano é que o valor dos recursos aos projetos participantes subiu para R$ 30 mil, além de receberem todo o apoio técnico e profissional na execução da obra, conforme revelou à reportagem do site, o coordenador do projeto, o diretor Marcos Pimentel.
 
imageMarquinhos Pimentel (foto ao lado), como é chamado, está otimista com a terceira edição do Edital Usina Criativa. Ele lembra que o número de participantes mais do que dobrou da primeira para a segunda edição e este ano a expectativa é ainda maior. O Edital deste ano - revela - mantém o aporte financeiro aos cinco projetos vencedores e continua abrangendo as sessenta e quatro cidades atendidas pela Energisa em Minas Gerais. Quatro desses projetos serão executados pelos diretores locais e o quinto vai receber a supervisão de um diretor convidado, com mais experiência cujo nome será divulgado junto com o resultado dos filmes aprovados no Edital, explicou.
 
Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de março no site do Polo e o resultado será divulgado em abril, em data a ser definida, informa Marcos, quando será divulgado também o nome do diretor convidado. Os aprovados vão receber também formação profissionalizante para que "o resultado final ganhe em qualidade e a obra possa participar de festivais pelo país representando em alto nível a nossa produção audiovisual", explicou. Esta formação são consultorias em nove áreas específicas como direção, produção, roteiro, direção de arte, fotografia, entre outros, acrescenta. "É uma espécie de incubadora; o projeto entra ali e ele é melhorado em cada um dos setores do cinema para ajudar que o filme fique mais sólido e consistente e, consequentemente, viaje mais", disse.
 
Os filmes produzidos através deste edital serão lançados durante sexta edição do Festival Ver e Fazer Filmes deste ano que vai acontecer de 25 a 29 de setembro. Também será mantida a característica infanto-juvenil deste festival que tem como um de seus objetivos a formação de novas plateias. A iniciativa é do Instituto Fábrica do Futuro e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.  
 
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!