Regional de Saúde de Leopoldina tem 77,18% de cobertura vacinal contra a febre amarela, diz jornal
LEOPOLDINA
Publicado em 25/02/2018

 

Enquanto BH se aproxima da meta de 95% de imunização, mais de um terço das cidades mineiras não alcançaram 80% (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Matéria publicada no jornal Estado de Minas neste sábado, 24 de fevereiro, com as assinaturas dos jornalistas Guilherme Paranaiba e João Henrique do Vale informa que diante do segundo grande surto de febre amarela enfrentado por Minas Gerais, doença que já matou pelo menos 86 pessoas apenas em território mineiro, a distribuição dos percentuais de vacinação pelas regionais de saúde traz à tona uma preocupação a mais.

Enquanto a Secretaria de Estado de Saúde (SES) persegue desde o ano passado um índice de 95% de imunização – os números atuais apontam cobertura vacinal de 84%, se considerado o estado como um todo –, cinco das 10 regionais mineiras com menores índices estão em regiões limítrofes com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro (veja mapa).

Os dois vizinhos, ao lado de Minas, concentram os casos confirmados e mortes pela virose no país. Segundo o Ministério da Saúde, além dos três do Sudeste, apenas o Distrito Federal tem confirmação de caso humano, com uma morte já atestada pelas autoridades locais.

O estado de Minas Gerais é dividido em 28 unidades regionais de saúde, que englobam os 853 municípios. Entre todas, a de Pouso Alegre, no Sul de Minas, na divisa com São Paulo e responsável por uma população de 894 mil pessoas em 55 cidades, tem a cobertura vacinal mais baixa, de 71,49%, bem distante da meta de 95% dos moradores protegidos. A unidade de Passos fica em sexto lugar e concentra 24 cidades das regiões Sul e Centro-Oeste, totalizando 393 mil pessoas.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

Comentários
Comentário enviado com sucesso!