Trem turístico Rio-Minas inicia capacitação na oficina de Recreio
20/03/2018 07:31 em REGIÃO

 

Teve início no sábado (17), na oficina de Recreio, a capacitação de prováveis integrantes da equipe operacional do Trem Rio-Minas que passará pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Os treinamentos estão sob a direção do Centro de Estudos e Pesquisa Ferroviárias “CEPEFER”.

Ao todo serão 19 sábados de treinamentos, na denominada “Ferrovia Escola”, com os seguintes módulos: introdução a sistemas ferroviários; qualificação sistemas ferroviários; e práticas operacionais ferroviários. O curso é uma parceria da ONG Amigos do Trem, idealizadora do projeto, e o CEPEFER.

A Organização vive a expectativa de iniciar as operações do trem turístico no segundo semestre deste ano. Ao todo serão 160 km de passeio turístico: 120 km entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), passando por Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais, e Sapucaia, no Estado do Rio; e outros 40 km, previstos entre Recreio e Santo Antônio de Pádua (RJ), passando por Palma, neste circuito o distrito recreiense de Angaturama estaria incluído. Os reparos e manutenções de vagões e locomotivas são feitos na oficina de Recreio.

Participaram da aula inaugural o diretor do CEPEFER, Manoel Mendes; o presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique Nascimento; o professor voluntário e maquinista monitor da MRS, Vanderson Brites; e alunos de Recreio, Cataguases e Três Rios (RJ).

O Trem Rio-Minas conta com apoio das prefeituras do circuito, da iniciativa privada, da concessionária da Ferrovia Centro Atlântica e de órgãos federais ligados ao transporte ferroviário.

 

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!