Teve início na manhã de sábado (30) a campanha nacional de vacinação contra a gripe em Leopoldina. A busca pela vacina contra a gripe H1N1 foi intensa nos postos e no centro da cidade. Após a logística montada para o Dia D realizado sábado, a Secretária de Saúde de Leopoldina, Lúcia gama, informou que foram imunizadas 3.991 pessoas, correspondendo a 41,55% do público alvo para o primeiro dia. As pessoas que procuraram os locais especializados para serem vacinadas não tiveram dificuldade para serem imunizadas.
Em âmbito nacional a expectativa é que até o final da campanha pelo menos 80% do público alvo seja imunizado. Segundo informações obtidas pela reportagem do jornal O VIGILANTE ONLINE, em Leopoldina a maior procura tem sido entre os idosos e crianças de até seis meses.
Em Leopoldina, a vacinação acontecerá normalmente durante os próximos dias, de acordo com os horários dos postos. Não haverá vacinação no posto da Rua Benedito Valadares pois a sala de vacinação foi transferida para o Polo de Saúde Agostinho Pestana. A vacinação será normal nos Postos de Saúde que possuem sala de vacina.
Fazem parte do grupo prioritário da campanha e devem ser vacinadas as gestantes, idosos (acima de 60 anos), mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além de pessoas com doenças crônicas, como diabetes, asma, bronquite e hipertensão. Em Minas Gerais, este grupo corresponde a 4.933.081 milhões de pessoas, que poderão receber a vacina nas mais de 3.854 salas de vacinação disponíveis, além dos postos volantes montados especialmente para a campanha pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Mesmo quem não faz parte do grupo prioritário da campanha de vacinação pode se prevenir da gripe. Entre as medidas de prevenção que devem ser adotadas por toda a população estão hábitos simples como lavar as mãos com água e sabão frequentemente, utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos), evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.
Fonte: O VIGILANTE ONLINE