Criação da 37ª Companhia marca o fim da 6ª Cia PM Ind em Leopoldina
11/04/2018 07:32 em REGIÃO

 

Por Júlio Cesar Martins

Acabamos de receber a informação de que a 6ª Cia PM Ind, com sede em Leopoldina, foi extinta. Em seu lugar, foi constituída a 37ª Companhia PM, que será subordinada ao 21º Batalhão da Polícia Militar de Ubá. 

A situação volta, portanto, a atormentar a todos, desde as autoridades municipais, entidades, população, e até mesmo militares. O ato é de responsabilidade do governo de Minas através do Comando Geral da PM, e sua confirmação deverá repercutir negativamente no seio da sociedade local, com desdobramentos regionais. Não pode ser com outro sentimento, senão o de perplexidade, que tomamos conhecimento desta decisão.  

A caixa de ressonância da população, através de seus representantes eleitos, é a Câmara Municipal. Pois, é nela que deverá repercutir o rebaixamento da 6ª Cia PM Ind. 

Diante dos tiroteios, homicídios, tentativas de homicídios, tráfico de drogas, furtos e roubos, fatos que acompanhamos quase que diariamente em Leopoldina, é evidente que todos estes sinais apontam para a necessidade de mais investimentos na segurança pública, até mesmo na elevação da 6ª Cia PM Ind à Batalhão, jamais seu rebaixamento. 

Nas últimas semanas, informações chegavam à nossa Redação, revelando a disposição de rebaixarem nossa gloriosa Unidade da Corporação à condição de “Companhia”. Com responsabilidade, não abordamos o assunto, pois a decisão não havia sido formalizada e poderia ser um alarme falso. Eis que hoje nos chega a confirmação do ato, que não foi publicamente admitido nem desmentido.    

A partir de agora, segundo as informações, estaremos diretamente subordinados ao 21º Batalhão de Polícia Militar de Ubá, numa espécie de volta ao passado, literalmente um retrocesso. As mais variadas justificativas governamentais, certamente tentarão minimizar o impacto deste rebaixamento. Provavelmente dirão que esta modificação acontece após realização de criterioso estudo técnico sob a responsabilidade de uma Comissão designada pelo Comando da Polícia Militar, alegarão que foram levados em conta parâmetros científicos, que esta medida possibilitará a liberação de efetivo do setor administrativo para o operacional, ou seja, para atuar nas ruas, dentre outros argumentos utilizados em situações semelhantes. 

Mas, como concordar com esta canetada? Por exemplo, a Unidade da PM em Leopoldina deixará de ser comandada por um Major para em seu lugar assumir um Capitão. Companhias da PM até então sob a responsabilidade da 6ª Cia PM Ind de Leopoldina, se subordinarão aos Batalhões de Ubá e/ou Juiz de Fora. 

Devo esclarecer que o próprio Coronel Alexandre Nocelli, Comandante da 4ª Região da Polícia Militar, sediada em Juiz de Fora, me assegurou nesta terça-feira (10), durante conversa por telefone, que a recategorização prevista para a 6ª Cia PM Ind não trará perdas para Leopoldina, pois a idéia é enxugar a estrutura administrativa, liberando o efetivo para atuar nas ruas.

Aliás, é preciso reconhecer a qualidade de nossos oficiais que estiveram e estão à frente da 6ª Cia PM Ind, além de enaltecer as realizações da gestão do Comandante Nocelli em âmbito local e regional, sendo um dos mais qualificados militares da PMMG, a quem rendo minhas homenagens pela maneira respeitosa, ética e transparente com que sempre nos atendeu. 

Avanço nesta ponderação, imaginando que os Civis que prestam serviços na estrutura atual da 6ª Cia PM Ind também serão afetados, pois terão que trabalhar em outra Unidade, ou seja, este é mais um problema gerado a partir da medida, ao nosso ver extremamente prejudicial para todos, inclusive para a corporação. 

Até o momento o Comando Geral da PMMG não confirmou publicamente a recategorização da 6ª Cia PM Ind para a condição de “Companhia”. Longe ter este articulista qualquer intenção de atacar a PM, pois que os homens passam e a instituição permanecerá. Claro que o ato veladamente em curso, machuca e trará prejuízos, sem dúvida. 

Interpreto que a condução da política de segurança pública no estado, a partir deste quadro, desmanchará uma estrutura que até então tem conseguido enfrentar a criminalidade e a violência, apesar das dificuldades superadas pelos homens e mulheres que integram o efetivo da PMMG. 

Torço sinceramente para que a  6ª Cia PM Ind permaneça na condição de Companhia Independente ou, quem sabe, seja elevada a Batalhão. Isso sim, seria fazer justiça à tropa, à população e as mais caras tradições de Leopoldina.

 

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!