Parceria da Gerência Regional de Saúde e Superintendência Regional de Ensino desenvolve o Projeto Segurança no Trânsito com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Municipal de Trânsito, Casa de Caridade Leopoldinense, Auto-Escolas da cidade, dentre outros segmentos.
A Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Educação estão desenvolvendo em parceria algumas ações em todo o Estado. A Gerência Regional de Saúde (GRS) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE), ambas de Leopoldina, estão irmanadas em ações do Projeto Segurança no Trânsito, que envolve todos os setores da sociedade na prevenção de acidentes de trânsito e vitimados. O Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito, já constituído em Leopoldina para planejar e executar ações educativas e preventivas de acidentes se reuniu nesta quinta-feira (19) na sede da SRE.
Dentre as ações propostas constam palestras aos estudantes, blitz educativa, Seminário Regional Maio Amarelo 2018 "Atenção pela Vida: Nós somos o trânsito", dentre outras iniciativas. A primeira ação é a Blitz Educativa, que acontecerá de 08h00 às 11h00 no dia 26 de abril, data escolhida estrategicamente devido ao feriado prolongado, quando muitas pessoas estarão viajando. Segundo a Analista Educacional da SRE Leopoldina, Juliana Ribeiro Dias Resende, a Blitz Educativa será realizada no semáforo da Praça General Osório, para não causar transtorno aos motoristas e pedestres. "Para isso é necessário que cada escola pública de Leopoldina envie no máximo três (03) alunos para participarem entregando panfletos e alertando a população sobre a importância de se locomover com responsabilidade", explicou Juliana.
A Bliz Educativa contará com a participação do Corpo de Bombeiros e seu Mascote Foguinho, Polícia Militar, Conselho Municipal de Trânsito, Auto-Escolas da cidade, entre outros que estarão fornecendo alguns panfletos educativos.
Na opinião do Professor Sidilúcio Ribeiro Senra (foto), que foi indicado como Presidente do Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito de Leopoldina, é muito válida a mobilização de vários setores da sociedade em prol da diminuição dos acidentes e vitimados, porque as ruas são de todos e têm sua parcela na qualidade do trânsito que queremos. "A meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito é diminuir as ocorrências em 50% e como consequência vamos desafogar os atendimentos da Secretaria de Saúde e da área da Segurança, diminuir gastos com os sequelados e evitar o luto de várias famílias. Com isso todos têm a ganhar", afirmou Sidilúcio.
Fonte: O Vigilante