Nesta segunda-feira, dia 23 de abril, a Escola municipal Osmar Lacerda França, localizada no Bairro São Cristóvão, recebeu a visita dos componentes do Projeto "Zé da Luz", da Energisa. Através da apresentação lúdica da peça "Segurança Sempre", conduzida pelo Grupo Pera, a atenção dos alunos foi despertada para o assunto.
De acordo com a Energisa, o projeto "Zé da Luz" percorre escolas da área de concessão da empresa, como mais uma forma de conscientizar sobre os riscos e perigos de se aproximar da rede elétrica, reforçando que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar.
A diretora da escola, Valéria Dutra de Resende, comentou que os alunos adoraram a visita, pela qual agradeceu em nome da comunidade escolar e parabenizou a equipe da Energisa pelo brilhante trabalho.
Orientações para que os acidentes com a rede elétrica sejam evitados:
- materiais metálicos como escadas, barras de ferro, arames, trilhos de cortina, antenas devem ficar longe da rede elétrica;
- nada pode ser construído próximo à rede elétrica;
- aparelhos elétricos devem ficar longe de locais molhados;
- fique longe de fios caídos;
- remendos em fios podem causar choque.
Ao soltar pipas:
- escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques;
- nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos;
- jamais use cerol. O uso do cerol pode se transformar em uma arma. Ele deixa as linhas das pipas como uma lâmina afiada, o que pode machucar pessoas, causar mortes e romper os fios com mais facilidade.
- não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.
Fonte: O Vigilante