Settra inicia diagnóstico de semáforos da Avenida Rio Branco em Juiz de Fora
05/05/2018 06:44 em REGIÃO

 

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) de Juiz de Fora iniciou nesta sexta-feira (4) o diagnóstico técnico dos semáforos da Avenida Barão do Rio Branco em Juiz de Fora.

A ação, que integra a programação do "Maio Amarelo" na cidade, pretende atender a uma demanda apresentada pelo Conselho Municipal do Idoso, como explicou o secretário da pasta, Rodrigo Tortoriello.

"O Conselho apresentou uma demanda para que os tempos do semáforo nas travessias fossem reavaliados. É algo que fazemos regularmente. Diante do pedido, resolvemos incluir no 'Maio Amarelo' e iniciamos o trabalho para ter os dados que permitam encontrar o tempo mais confortável para o pedestre e ajustar todo o sistema no entorno", disse ao G1.

O trabalho começou na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Sergipe, no Bairro Manoel Honório. Nas próximas semanas, serão reavaliados todas as característias dos semáforos até o cruzamento com a Rua Senador Salgado Filho, no Bairro Bom Pastor.

"A gente mede todas as características do cruzamento, como a distância entre as duas calçadas, incluindo os pontos seguros, quando há um canteiro central. Analisa o tempo do semáforo e simula caminhadas mais rápidas e mais lentas", contou Tortoriello.

Com base no diagnóstico, serão estudadas as possibilidades de alterar os tempos dos semáforos para a travessia dos pedestres.

"Não basta apenas mudar um local, tem que conjugar a programação das ruas transversais para evitar impacto nas outras ruas. O objetivo é equilibrar todos estes fatores, considerando a questão do envelhecimento e priorizando a travessia", lembrou o secretário.

 

Atropelamentos na Avenida Rio Branco

 

Na noite de quarta-feira (2) um idoso de 84 anos foi atropelado por um motociclista na Avenida Rio Branco, no Centro de Juiz de Fora. A Polícia Militar (PM) não divulgou as circunstâncias do acidente.

No dia 7 de março, uma idosa de 74 anos morreu na mesma avenidaapós ser atropelada por um motociclista na travessia com a Rua Floriano Peixoto.

 

No final do mesmo mês, um rapaz de 19 anos foi atingido por um ônibus ao pular o canteiro que divide as pistas da avenida perto do cruzamento com Rua Barão de São Marcelino.

 

'Maio Amarelo' em Juiz de Fora

 

O mês de maio é destacado para prevenção e redução de acidentes de trânsito. Até o dia 30, a mobilização prevê diversos eventos, como palestras e blitzes educativas em Juiz de Fora.

Com o tema "Nós somos o trânsito", a Secretaria de Transporte e Trânsito e as instituições parceiras pretendem orientar para reduzir o número de mortes e feridos nas ruas e destacar a responsabilidade da população para um trânsito mais seguro.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!