Ação de conscientização contra queimadas e incêndios florestais é realizada em Leopoldina
LEOPOLDINA
Publicado em 07/05/2018

 

Neste sábado (5), uma comissão interinstitucional desenvolveu uma ação de prevenção contra as queimadas e incêndios florestais no município de Leopoldina. Composta pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Leopoldina, Superintendência Regional de Ensino, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Ong Minas Vida e CIEA MG ZM - Leopoldina, foi realizada na região central da cidade uma blitz educativa com o objetivo de conscientizar a comunidade local sobre os problemas causados pelas queimadas, que trazem diversos problemas à saude humana e ao meio ambiente. 
Ação contou com a presença do mascote Foguinho.

Entrevistado pelo jornal O Vigilante, Luiz Henrique Ferraz Miranda (foto) - Chefe do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Leopoldina, informou que o objetivo dessas intituições é realizar uma série de atividades em favor da educação ambiental. Segundo Luiz Henrique, que há cinquenta dias assumiu a chefia do IEF no município após 3 anos de serviços prestados na sede regional do Instituto em Ubá como supervisor daquele órgão, que é ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a primeira ação deste ano foi esta campanha de prevenção contra incêndios florestais. "Vimos que em Leopoldina ocorrem muitas queimadas nos lotes vagos e decidimos levar a campanha também para os bairros periféricos. Vamos deixar os cartazes nos mercados a partir deste lançamento, a prefeitura ajudará na divulgação, e no próximo dia 9 de maio visitaremos a Câmara Municipal onde apresentaremos a campanha aos vereadores para que eles divulguem e apoiem esta causa", explicou. 

Luiz Henrique Ferraz Miranda ressaltou que outras atividades estão previstas para a semana do meio ambiente, dentre elas projetos de restauração ambiental, distribuição de mudas a partir de outubro, recuperação de nascentes, restauração de pastagens, onde o cadastramento dos interessados já poderá ser feito a partir do mês de julho.  

Poda de árvores
Luiz Henrique esclareceu que ao receber reclamações da maneira drástica como as podas das árvores eram feitas em Leopoldina, notificou a administração municipal informando da prática errada. Segundo o Chefe do IEF, a Prefeitura solicitou que o Instituto realizasse cursos e orientações aos colaboradores e a partir disto novas podas já foram supervisionadas pelo Instituto Estadual de Florestas. "A arborização será sob controle, uma poda mais leve, pensando não só no bem estar visual, mas também no controle da temperatura, dentre outros fatores", afirmou.
 
Fonte: O Vigilante

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!