Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia chega a 14ª edição e anuncia uma programação diversificada
10/05/2016 21:57 em LEOPOLDINA

 

Entre os dias 27 e 31 de julho, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia colocará novamente o pequeno distrito de Leopoldina na rota dos grandes shows da moda de viola. Localizada às margens da Rodovia MG-120, na Zona da Mata, a bucólica Piacatuba já se prepara para receber a 14ª edição do Festival, que mais uma vez promete reunir no mesmo espaço sons, aromas e sabores que valorizam a cultura de Minas.

Produzido por Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é patrocinado pela Energisa, pelo Governo de Minas,através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Itaipava, Prefeitura de Leopoldina, Hotel Minas Tower e Sol e Neve.

Reconhecido como uma combinação perfeita de música boa e gastronomia de qualidade, o Festival já se tornou um evento indispensável no calendário de festas do Estado. Mas para a produtora Maria Lúcia Braga, esse reconhecimento só aconteceu graças à Energisa, patrocinadora do projeto desde a sua primeira edição.

Abertas as inscrições para o Festival de Viola de Piacatuba (2)O Festival só acontece em função do patrocínio da Energisa, que é a uma das empresas que mais contribui para o desenvolvimento de projetos sociais e culturais na região. Sem isso e sem o apoio da Mônica Botelho, que reconhece o Festival como um evento sério e profissional, não chegaríamos a esse patamar- avalia a produtora, que trará a Piacatuba uma programação musical diversificada e grandes atrações, que vão de Renato Teixeira a Geraldo Azevedo, passando por Zé Geraldo, Miltinho Edilberto e os estreantes Diorgem Júnior e Sérgio Andrade.

PROGRAMAÇAO DE SHOWS FEST 2016 VIOLANo primeiro dia, 27, caberá à dupla leopoldinense Hermes Viola e Luiz conduzir o cortejo antes de ela própria subir ao palco e fazer o show de abertura do Festival. Em seguida, quem se apresenta é o pernambucano Geraldo Azevedo, um dos grandes artistas brasileiros e que há mais de 50 anos mantém parcerias de sucesso com nomes como Alceu Valença e Elba Ramalho.

Dia 28, após a etapa regional do Festival de Viola, sobem ao palco os mineiros Juca Fusco, músico radicado em Cataguases, e o compositor rodeirense Zé Geraldo, autor de músicas como “Milho aos pombos” e “Cidadão”. Dia 29, o Festival abre espaço para dois estreantes: Diorgem Junior, vencedor do 13º Festival (etapa nacional) com a música “Viola Esperançada”, e o pernambucano Sérgio Andrade, que cantará pela primeira vez no Festival.

No último dia de shows, Piacatuba apresentará outros dois grandes representantes da moda de viola. O primeiro é Miltinho Edilberto, que com sua mistura de arrasta-pé e moda de viola ganhou fama internacional e é considerado pela crítica como um dos principais instrumentistas do gênero. Já foi gravado por cantores como Maria Bethania, Maria Gadú e Sérgio Reis. O segundo é um velho conhecido do Festival e defensor da música de raiz e caipira: Renato Teixeira autor de clássicos como “Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977) e “Amanheceu”.

No domingo, quem fecha o Festival é o percussionista Ary Dias (A Cor do Som), que apresenta a sua oficina de percussão. Em seguida, as crianças fazem a festa com a apresentação do grupo teatral infantil Girarte. Para acompanhar a programação completa dos shows, cursos e oficinas do Festival basta acessar o site www.festivaldepiacatuba.com.br

Programação

Dia 27
20h30-Cortejo dupla Hermes Viola e Luz e violeiros
21h-Hermes Viola
22h30-Geraldo Azevedo

Dia 28
20h-Cortejo Violeiros
20h30-Festival de Viola Etapa Regional
22h00-Juca Fusco e banda
23h-Zé Geraldo

Dia 29
19h30-Cortejo Violeiros
20h-Festival de Viola Etapa Nacional
21h30-Diorgem Junior
23h-Sergio Andrade

Dia 30
20h-Cortejo de violeiros
22h-Miltinho Edilberto
23h30-Renato Teixeira

Dia 31
12h-Apresentação oficina de percussão do Ary (Cor do Som)
4h-Teatro Infantil Girarte

 

Informações: O Vigilante/Assessoria de Imprensa do Festival
Fernanda Espíndola

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!