Cônsul da República Tcheca se encanta com o acervo cultural de Cataguases
16/05/2018 07:34 em REGIÃO

 

Com o objetivo de resgatar informações sobre a vida e obra do artista tcheco Jan Zach, esteve em Cataguases, nesta terça-feira, 15 de maio, a cônsul-geral da República Theca em São Paulo, Pavla Havrlíková, a representante do consulado, Maria Luiza de Camargo Malina, e o cônsul honorário da República Tcheca, em Belo Horizonte, Luiz Augusto Guadalupe. 
 
Acompanhados do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, e da pedagoga que desenvolve o projeto de Educação Patrimonial do município, Virgínia Ribeiro, percorreram a cidade em uma visita guiada pelas principais referências turísticas de Cataguases, revelou Fausto. O "tour" cultural começou logo cedo, pelo Colégio Cataguases, quetem em seu jardim logo na entrada da escola, a obra "O Pensador", uma das três esculturas de Jan Zach produzidas na cidade. 
 
imageEm seguida, a cônsul e sua equipe conheceram o Educandário Dom Silvério onde conheceram o mural de Eméric Marcier, o Memorial das Irmãs Carmelitas e o Santuário de Santa Rita de Cássia, onde está pintada a Via Sacra, pela artista plástica cataguasense, Nanzita. E finalizaram o percurso no jardim do Hotel Cataguases onde conheceram a segunda escultura do conterrâneo, denominada "Mulher". 
 
No Centro Cultural Humberto Mauro, o encontro com a presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Mônica Botelho, rendeu uma boa troca de ideias para possíveis parcerias em eventos de cinema, revelou o Secretário de Cultura. À tarde, o passeio se prolongou até à Vila Tereza para ver o Painel Fiandeiras, de Portinari e Centro Cultural Sicoob Coopemata, antiga residência da Nanzita, um ícone da arquitetura modernista. 
 
imageSeu penúltimo compromisso na cidade foi um encontro com Maria Cristina Henriques, filha de Francisco Inácio Peixoto, amigo de Jan Zach. Eles se encontraram na residência do pai dela, onde está a terceira escultura do artista theco na cidade e sua segunda representação de "Mulher". Para finalizar o passeio, a comitiva conheceu o imponente Paço Municipal. 
 
A cônsul Pavla Havrlíková agradeceu a receptividade e fez muitos elogios ao acervo cultural da cidade, revelando sua admiração e encantamento por cada detalhe do que conheceu. Para Fausto esta visita foi muito significativa do ponto de vista da valorização do acervo cultural que a cidade possui. "Esta foi mais uma oportunidade que tivemos de mostrar nossa riqueza cultural para os países do primeiro mundo. A cônsul deixa nossa cidade muito feliz com tudo o que viu", completou. (Fotos: Prefeitura de Cataguases)
 
 
Fonte: Marcelo Lopes

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!