Megaoperação da Polícia Civil contra pedofilia tem alvos em Cataguases, Além Paraíba, Muriaé e outras 29 cidades mineiras
18/05/2018 07:25 em REGIÃO

 

Os pedófilos que agem no Brasil são alvos de uma megaoperação da Polícia Civil nesta quinta-feira (17). Somente em Minas Gerais, estão sendo cumpridos 68 mandados de busca e apreensão em 32 cidades mineiras. De acordo com a corporação, trata-se de uma das maiores ações do mundo de combate à pedofilia. A força-tarefa é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) e vai acontecer em 24 estados, além do Distrito Federal.

As informações detalhadas de apreensões e detenções na Zona da Mata devem ser divulgadas nas próximas horas, segundo a assessoria da Polícia Civil em Juiz de Fora.

Os primeiros mandados começaram a ser cumpridos no início da manhã. Durante a operação, denominada 'Luz na Infância 2', os agentes procuram arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. 

Em Minas Gerais, as ações vão ocorrer em diferentes regiões do estado. Veja os locais: Betim, Belo Horizonte, Além Paraíba, Baependi, Barbacena, Carmo do Cajuru, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Entre Rios de Minas, Formiga, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Ibiá, Ipatinga, Itabirito ,Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Pará de Minas, Sarzedo, Sete Lagoas, Santa Luzia, São Gonçalo do Sapucaí, São Gotardo, São Sebastião do Paraíso, Tarumirim, Timóteo, Uberaba, Viçosa e Uberlândia.

Mais dados sobre a operação serão divulgados ainda na manhã desta quinta-feira pela Polícia Civil. 

Ação no país

A operação conta com aproximadamente 2,6 mil policiais civis. Em todo Brasil, estão sendo cumpridos 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Por meio de nota, o Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) confirmou que algumas pessoas já foram presas em flagrantes. Os alvos foram identificados por meio de material obtido em ambientes virtuais. De acordo com os investigadores, esse material representa “indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”.

Operação Luz na Infância

Em 2017, a primeira etapa da operação prendeu 112 pessoas. O foco da operação foi o compartilhamento de fotos pela internet. Entre os materiais apreendidos havia vídeos de bebês sendo molestados e uma cartilha com orientações de como segurar crianças.

Na primeira fase da operação, um homem foi preso em Juiz de Fora em outubro do ano passado. Na casa dele, os agentes apreenderam um computador, um HD externo e um cartão de memória, onde foram encontrados materiais de pedofilia envolvendo crianças e adolescentes.

O suspeito foi conduzido à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, antes de ser encaminhado ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp).

 

Fonte: Jornal Estado de Minas e G1 Zona da Mata

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!