Além Paraíba inaugura Posto Avançado do Corpo de Bombeiros
19/05/2018 06:13 em REGIÃO

 

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (18) o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Além Paraíba, cujas instalações estão localizadas, a 10 km daquela cidade, no km 810 da BR-116. Contando com o apoio do 4º Pelotão dos Bombeiros de Leopoldina, que está subordinado ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, o Posto Avançado atuará nos municípios de Além Paraíba, Volta Grande, Estrela Dalva, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro, além do atendimento a ocorrências nas rodovias federais BR-116 e BR-393. 

A solenidade de inauguração reuniu autoridades civis e militares de Além Paraíba e região, dentre elas o Prefeito daquele município, Miguel Belmiro de Souza Júnior, o Coronel Edgard Estevo da Silva, Chefe do Estado Maior, Coronel Sérgio José Ferreira, Comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, Tenente Coronel Emerson Ramalho, Coronel BM Erenito Alves Azeredo, Comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Márcio Coelho, Sub Comandante do 27º Batalhão da PMMG em Juiz de Fora – representante do Coronel Alexandre Nocelli - Comandante da 4ª Região da PMMG, o Deputado Estadual Isauro Calais, o Deputado Federal Reginaldo Lopes, e o Presidente da Câmara Municipal de Além Paraíba, vereador Gerson Barreto. 

O 1º Tenente Guilherme Cantelle Lopes Paiva, Comandante do 4º Pelotão da 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Leopoldina, prestou o anúncio regulamentar ao Chefe do Estado Maior, Coronel BM Edgard Estevo da Silva, que autorizou o prosseguimento da Solenidade. 


Em Nota do Comando, lida durante a solenidade, o Coronel BM Cláudio Roberto de Souza – Comandante Geral destacou: “A implantação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros estava prevista no Plano de Comando, datado de 2015, um documento estratégico que baliza as ações da Corporação em programas e projetos prioritários, e tem como um dos eixos principais a expansão da corporação pelo estado, por meio do programa de capilarização. A presença de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município de Além Paraíba, se tornou imprescindível devido às características físicas e naturais da região, tendo uma malha rodoviária extensa, ocorrências de inundações, deslizamentos de terras e incêndios florestais. A atuação efetiva dos militares no município, propiciará a diminuição dos raios de atuação das unidades de bombeiros da região, aumentando a capacidade e reduzindo o tempo resposta em ocorrências de urgência e emergência. Favorecerá também o sistema econômico local e a segurança das edificações quanto a prevenção contra incêndio e pânico. Por isso, é com imensa alegria que inauguramos nesta data o posto avançado de Bombeiros Militar de Além Paraíba, município localizado na mesorregião da Zona da Mata Mineira, que abrange mais de 35 mil habitantes distribuídos em aproximadamente 510 Km². Reafirmamos o compromisso de que o Posto Avançado de Bombeiros Militar exercerá com profissionalismo e dedicação as atitudes inerentes aos bombeiros militares, como as atividade de prevenção e combate a incêndio, de busca e salvamento, de resgate e defesa civil. Todas estas incluídas no 'hall' de missões constitucionais da corporação. Gostaria de agradecer o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que tanto nos apoiou nessa região, que é divisa entre os estados. Parabenizo todos que tornaram este sonho possível. Também gostaria de enaltecer as autoridades aqui presentes, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior; aos representantes do município, aos militares do Corpo de Bombeiros Militar e a toda sociedade alémparaibana, que com muito empenho e trabalho, nos ajudaram a materializar um projeto já idealizado pela corporação. Por fim, agradecemos o governo do estado de Minas Gerais e renovamos nossa parceria com a manutenção do compromisso de caminharmos sempre juntos e na mesma direção, com vistas a levar a assistência do estado ao maior número possível de mineiros.”

O Chefe do Estado Maior, Coronel BM Edgard Estevo da Silva entregou ao Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, o livro do centenário do CBMMG, que retrata a história e o desenvolvimento daquela valorosa Corporação. O gesto foi um agradecimento a todo apoio prestado pela Prefeitura Municipal de Além Paraíba ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. 


O Tenente Guilherme Cantelle (foto) – Comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina e agora também responsável pelo Posto Avançado de Além Paraíba, afirmou em entrevista concedida ao Jornal O Vigilante, que “Com a inauguração do Posto Avançado em Além Paraíba nós dividimos a articulação com Leopoldina”, esclarecendo que “anteriormente, Leopoldina atendia 12 municípios, agora o Posto Avançado de Além Paraíba vai atender esta região de fronteira, pegando principalmente as ocorrências de Santo Antônio do Aventureiro, Pirapetinga, Volta Grande, Estrela Dalva, e o próprio município sede de Além Paraíba.”

Cantelle acrescentou que em Leopoldina o Corpo de Bombeiros conta com 30 militares e Além Paraíba 18 e comentou a respeito do significado daquele Posto Avançado: “É de grande importância no sentido de diminuir tempo resposta, de termos um novo apoio. Anteriormente, muitas das ocorrências daqui, dada a urgência delas, eram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, da cidade do Carmo. Então, nós temos um conforto psicológico em saber que temos um apoio extra que numa ocorrência de grande vulto, inclusive podem se somar os esforços de Leopoldina e Além Paraíba”, concluiu. 

A Bombeiro Instrumental Orquestra Show (BIOS), que participou da solenidade,  também se apresentou na Praça Elias Fadel Sahione, no centro de Além Paraíba, na noite anterior à inauguração. Com a presença do Mascote do CBMMG, o Foguinho, ela encantou a população com música, diversão e dicas de prevenção.

 

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS