A greve dos caminhoneiros está impactando a vida na cidade em diversos setores. Sem combustível desde a manhã de quinta-feira, 24 de maio, a situação na manhã desta sexta-feira, 25, por exemplo, é de paralisação da rede estadual de ensino, redução de 35% da frota de ônibus urbano fora do horário de pico, suspensão de viagens não urgentes para tratamento de saúde em outro município e falta de alimentos como frutas, legumes e verduras cujos estoques são refeitos diariamente.
Também nesta sexta-feira, estão paradas as distribuidoras de gás de cozinha por falta de estoque. A Agência dos Correios em Cataguases informou que o serviço está parado. A agência está recebendo as correspondências e demais encomendas mas não garante a entrega. Segundo o gerente Sérgio Nogueira Guimarães, os Correios estão acrescentando sete dias ao prazo de entrega. Se o prazo para chegar ao destinatário é dois dias, agora é de nove", explicou. Ele informou ainda que há caminhões que saíram daqui parados nas estradas por causa da greve.
Com relação a coleta de lixo em Cataguases, a direção da Arbor Limpeza Urbana Ltda, empresa responsável pelo serviço, informou que o serviço permanece sendo realizado normalmente até o meio dia de segunda-feira, 28. Depois disso e se a greve persistir será elaborado um novo cronograma de trabalho. A reportagem do Site também entrou em contato com a Copasa que enviou a seguinte nota: "A Copasa informa que, no momento, o abastecimento de água está sendo realizado, com as estações de tratamento de água funcionando normalmente nas cidades onde a empresa atua. Entretanto, a situação é de alerta. Caso a paralisação do transporte se prolongue por mais dias o abastecimento poderá ficar prejudicado." A empresa também afirma que "qualquer outra informação (a este respeito) é falsa", finaliza.
Por fim, o mais novo reflexo da greve dos caminhoneiros veio da Secretaria Municipal de Educação que divulgou nota agora no final da manhã informando que estão suspensas as aulas nas escolas do município na segunda-feira, 28 de maio. De acordo com o texto a falta de combustíveis está comprometendo o transporte escolar, recebimento de merenda e demais materiais, além do transporte público para acesso dos servidores ao seus locais de trabalho. Além disso, completa a nota, o horário de funcionamento daquela Secretaria dia 28 será das 8 às 14 horas, dia em que também será informada eventuais alterações no funcionamento das escolas. (Fotos: Reprodução da internet)
Fonte: Marcelo Lopes