Nesta quinta-feira (31), a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, que acontece depois da Festa da Santíssima Trindade, no domingo seguinte após o Pentecostes – 50 dias após a Páscoa. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, várias pessoas pertencentes a pastorais, movimentos e comunidades que constituem a paróquia, se mobilizaram para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi.
Os trabalhos foram iniciados por algumas pessoas na noite desta quarta-feira (30), após a Santa Missa das 19h30. Outras se concentraram no lado exterior da Igreja, na madrugada desta quinta-feira.
A "Festa de Corpus Christi" é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e a instituição do Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que Este sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.
“A confecção de tapetes não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. É uma manifestação popular de adoração a Cristo. A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade. É também uma evocação bíblica, que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que Ele passasse por cima. ?Mas, apesar de fazer memória à entrada de Cristo em Jerusalém, esta procissão não tem ligação com a procissão de ramos, que antecede a Paixão de Cristo.”
Hoje pela manhã, às 06h30min, vários fiéis se concentraram na Capela São Francisco e Santa Clara, na Rua Francisco Valentim - Bairro COHAB Nova, para a procissão. Após a primeira bênção do Santíssimo Sacramento, a procissão teve início, percorrendo algumas ruas do bairro, entre elas a Rua Alonso Nogueira, Avenida Tancredo Neves, Rua Elias Matos, Rua Professora Conceição Soares Monteiro de Castro e Rua Padre José Gomes Domingues, seguindo em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário para a celebração da Santa Missa.
Após a procissão, o Padre Marcelo Sérgio presidiu a Santa Missa. Ao final, o Pároco agradeceu a todos os envolvidos que ajudaram na confecção dos tapetes.
Fonte: O Vigilante