Missa na Catedral celebra os 100 anos do Colégio Imaculada Conceição em Leopoldina
LEOPOLDINA
Publicado em 02/06/2018

 







Uma Missa festiva na Catedral de São Sebastião reuniu centenas de pessoas na noite desta quinta-feira, 31 de maio, para comemorar os 100 anos do Colégio Imaculada Conceição (CIC) em Leopoldina. 

A Celebração Eucarística em Ação de Graças pela fundação do CIC no município, presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Eudes e concelebrada pelo Monsenhor Antônio Chamel, contou com a participação especial do Coral Ars Nova, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de Belo Horizonte, com 22 componentes mais o organista, sob a regência do maestro Lincoln Andrade, natural de Leopoldina, que estudou no CIC no período de 1965 a 1973.  

O Coral Ars Nova, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de Belo Horizonte. Regência do maestro Lincoln Andrade. 


Após a Missa, o público se dirigiu à Praça Nossa Senhora da Paz, ao lado da Igreja, onde foi montado um palco para a apresentação do show “Leopoldina ao Luar”, com mesas e barraquinhas distribuídas nas imediações. 


Nesta sexta-feira, 1º de junho, as comemorações do centenário do Colégio Imaculada Conceição tiveram prosseguimento com uma solenidade realizada no interior daquela instituição de ensino. Ex-alunos, Irmãs da Rede Filha de Jesus, professores, colaboradores e alunos do Colégio acompanharam homenagens e pronunciamentos. 


Aberto pela diretora do CIC, Conceição Zambrano, o evento recebeu a mensagem do Monsenhor Antônio Chamel (foto abaixo), que relembrou momentos vividos por ele ao longo dos anos no Colégio Imaculada Conceição, e dentre vários temas, destacou a participação do leigo e da leiga na Igreja, o que considerou um crescimento.

Em sua mensagem, o Monsenhor Antônio Chamel relembrou momentos da história do Colégio Imaculada Conceição.


O religioso conclamou a todos a olharem com carinho o passado e viver o presente. Ao final de sua participação, Monsenhor Chamel, acompanhado pelas freiras e pela diretora do CIC, abençoou o Memorial dos 100 anos e a Galeria de Fotos das ex-diretoras

Um dos momentos mais emocionantes da manhã aconteceu durante a homenagem prestada à memória da Professora e Pesquisadora Rosaide Maria Lacerda Lima, já falecida, autora do trabalho intitulado “Histórico Pedagógico de um Colégio no Interior de Minas Gerais - Colégio Imaculada Conceição de Leopoldina, de 1918 a 1961”.  A família de Rosaide foi representada por sua mãe, Sra. Marluce, e sua irmã, Silvana. 

Irmã Sônia Regina, Delegada da Escola e na ocasião representando a Provincial, Irmã Dayse Agretti.


Ex-aluna, a Professora Virgínia Cabral Gonçalves, pronunciou-se em homenagem às Irmãs da Rede Filhas de Jesus, que participaram e até hoje participam do dia a dia do Colégio Imaculada Conceição.  

 

Vice-Diretora Érika Soares Furtado Couto, Diretora Conceição Zambrano, Olinda Cabral Gesualdo – Representante da Rede Filhas de Jesus e a Ex-Diretora Vânia Junqueira Reis Pimentel. 
 
Fonte: O Vigilante
Comentários
Comentário enviado com sucesso!