Cidades da região cobram repasses atrasados do Estado
Pelo menos 16 municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes acionaram a Associação Mineira de Municípios (AMM) para ajuizarem ações contra o Governo de Minas Gerais para o recebimento de repasses atrasados.
As prefeituras da região que acionaram a AMM para ajuizarem ações foram das cidades de: Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Antônio Prado de Minas, Barroso, Divinésia, Espera Feliz, Fervedouro, Formoso, Guarani, Paula Cândido, Rodeiro, Rosário da Limeira, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Ubá, Viçosa e Juiz de Fora.
Juiz de Fora conseguiu no final do mês de abril uma liminar semelhante à decisão da juíza em Viçosa, que é para que o Estado não possa mais atrasar o repasse de recursos. O descumprimento da liminar pode acarretar multas e até mesmo bloqueio dos recursos do Governo de MG.
São João del Rei conseguiu uma liminar que determina que o Governo de MG realize um repasse no valor de R$ 16.969.046,42 para o município. A verba é referente a recursos atrasados de 16 meses na área de Saúde. A verba, no entanto, ainda não foi recebida pela Prefeitura.
Dívida do Estado com os municípios mineiros
De acordo com o último levantamento publicado pela AMM no dia 6 de junho, o valor total devido pelo Estado aos municípios mineiros em diversas áreas chega a R$ 5,9 bilhões.
Confira os dados detalhados publicados pela associação: