Hospital Universitário da UFJF amplia atendimento para hemodiálise em Juiz de Fora
16/06/2018 06:17 em REGIÃO

 

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) passou a oferecer um terceiro turno de hemodiálise em Juiz de Fora. A abertura de novas vagas foi possível após acordo assinado entre a unidade e a Prefeitura com objetivo de acabar com a fila de espera de pacientes.

No último dia 13 de abril, o MGTV divulgou uma reportagem em que pacientes reclamavam da falta de vagas para hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais de Juiz de Fora. No dia 27 do mesmo mês, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinou um despacho cobrando da Prefeitura e do Estado informações sobre a deficiência no atendimento de pacientes crônicos renais na cidade.

 
 

Pacientes reclamam de falta de vaga para hemodiálise em Juiz de Fora

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, começou na segunda-feira (11) o terceiro turno para o tratamento renal substitutivo (hemodiálise) no ambulatório do HU-UFJF. O movimento viabilizou o atendimento de todos os 20 pacientes que antes estavam sendo atendidos nos hospitais.

O novo contrato tem validade de um ano, no valor máximo de R$ 580 mil por mês. O valor a ser pago, no entanto, poderá variar de acordo com a produção apresentada pelo Hospital Universitário e aprovada pela Secretaria de Saúde. Os repasses são feitos pelo Ministério da Saúde diretamente ao hospital.

 

Além do HU, outros dois hospitais também são habilitados para realização de hemodiálise na cidade: o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Centro de Tratamento de Doenças Renais. O procedimento é necessário para a sobrevivência de pacientes com doença renal, pois é feita a filtragem e limpeza do sangue.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!