Receita Federal publica Portaria que fecha a Agência de Cataguases
26/06/2018 07:39 em REGIÃO

 

 

Foi publicada nesta segunda-feira, 25 de junho, no Diário Oficial da União, a Portaria que suspende o funcionamento da Agência da Receita Federal em Cataguases. Outras 24 unidades também terão suas atividades encerradas até o próximo dia 06 de julho, sob o argumento de "cancelamento de dotações orçamentárias". De acordo com a portaria (clique aqui para acessar a Portaria na íntegra), caberá à Coordenação-Geral de Atendimento (Cogea) a adoção das medidas necessárias e "avaliação de alternativas de atendimento".
 
Em Minas Gerais, além de Cataguases, serão fechadas as agências de Ponte Nova, Oliveira e Itaúna. Uma fonte da Receita pesquisou no sítio daquele órgão e enviou para o Site do Marcelo Lopes um gráfico em que mostra o desempenho privilegiado da unidade em Cataguases. Entre seus pares na região vinculada a Juiz de Fora, a agência daqui é a que mais arrecada. O gráfico começa em 2004 e vai até 2017 com Cataguases sempre arrecadando mais em impostos e tributos do que Barbacena, Ubá, Muriaé, Ponte Nova e São João Del Rei. Só para se ter ideia do volume arrecadado pela unidade cataguasense, em 2017 o montante total (recolhimentos de DARF e GPS) foi de R$ 340.610.802,64. O segundo em arrecadação nesta mesma região foi Ubá com R$ 267.314.216,95. Veja os gráficos ao final desta matéria.
 
Esta mesma fonte - que prefere manter-se no anonimato - destaca que de 2015 a 2017, Cataguases teve a maior arrecadação, sendo que em 2016, a menor arrecadação da agência local foi maior que as maiores arrecadações dos outros municípios, salienta. Ele completa: "O gráfico da arrecadação de 2017 mostra que somadas as arrecadações dos municípios sob análise, Cataguases respondeu por 22,84%, ou seja, por quase um quarto do total arrecadado." Para ele somente estes números justificariam a manutenção da agência da Receita Federal em funcionamento em Cataguases. 
 
A publicação da Portaria RFB nº 898, de 21 de junho de 2018, que fecha a Agência da Receita Federal em Cataguases, não é visto por emnpresários, autoridades e contabilistas como o ponto final nesta história. Alguns destes profissionais ouvidos pela reportagem acreditam que a direção daquele órgão pode rever sua posição e editar outra Portaria reabrindo a Agência de Cataguases, mas reconhecem que agora a situação está mais difícil. De todo modo, há uma grande mobilização na cidade em torno deste assunto e a expectativa é de otimismo com relação a um final feliz para Cataguases, conforme apurou o Site.
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
image
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!