Nesta segunda-feira (25), o 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina iniciou a Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, desenvolvendo atividades nas praças General Osório e Félix Martins, no Centro da cidade.
Instituída pelo Decreto nº 35.309, de 02 de Abril de 1954, a semana de prevenção tem por objetivo buscar o fortalecimento da instituição, divulgar os trabalhos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além de proporcionar a interação entre o bombeiro militar e a população.
De acordo com o Comandante do 4º Pelotão BM de Leopoldina, Tenente Guilherme Cantelle, os militares estarão até a próxima segunda-feira, 2 de julho, (Dia do Bombeiro), na região central da cidade, panfletando dicas preventivas, expondo materiais operacionais, além de estarem acompanhados do mascote Foguinho, sensação entre as crianças.
O Dia do Bombeiro foi instituído em de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial, regulamentando pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criando o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A mesma legislação instituiu a realização da Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que reduzam as ocorrências.
Fonte: O Vigilante