Sociedade se mobiliza contra o fechamento da Agência da Receita Federal de Cataguases
28/06/2018 07:33 em REGIÃO

 

A sociedade cataguasense está se mobilizando fortemente para reverter a decisão do governo de Michel Temer de fechar a Agência da Receita Federal no município. Desde que este Site publicou com exclusividade a notícia (que caiu como uma bomba sobre as cabeças de empresários, políticos, contabilistas e de entidades classistas como a OAB) do encerramento das atividades da Receita Federal em Cataguases, houve muita reclamação, é verdade, especialmente nas redes sociais, lugar fértil para este tipo de reação, mas que na prática nada produz de concreto. Porém e paralelamente as pessoas começaram a se mobilizar na tentativa de mudar esta realidade. 
 
imageO cataguasense, ao que indica este episódio, cansou de perder direitos garantidos. A contadora Luciana Dias (foto ao lado), ao se pronunciar na noite desta terça-feira, 26 de junho, na Câmara Municipal, foi feliz ao lembrar que "já perdemos o Ministério do Trabalho e sabemos o quanto isto nos custa até hoje. Não vamos deixar, agora, que tirem daqui a Agência da Receita Federal", assegurou. Para reforçar seu argumento elencou as quase duas dezenas de serviços prestados por aquele órgão em nosso município e a frequência diária dos contadores até aquele local para tratar de assuntos de sua rotina. "Se fechar as portas teremos de ir para Ubá ou Muriaé. Lembrando que muitas vezes é preciso ir até lá duas vezes ao dia devido ao agendamento, que é feito por assunto", esclareceu.
 
imageOutro contador, Anísio Araújo (foto ao lado), criticou o fechamento do órgão e propôs ao representante da 6ª Subseção da OAB-Cataguases, advogado Agostinho José Freitas Dias, ingressar com um mandado de segurança contra a decisão do governo federal. Segundo ele há motivos suficientes para isso em nossa legislação. De sua iniciativa, apresentou ofício com um Requerimento de Cancelamento da Portaria que autorizou o fechamento da Agência da Receita Federal em Cataguases. Endereçado ao Delegado daquele órgão em Juiz de Fora, Leonardo Couto Sobral, o documento é assinado por ele, diretor da Delegacia Seccional do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais. O texto apresenta vários argumentos para anular a decisão de fechar a unidade de Cataguases.
 
imageAgostinho Freitas (foto ao lado) falou em nome da OAB-Cataguases e reiterou o apoio da entidade ao movimento pela manutenção do funcionamento da Receita Federal no município e disse que aaquele órgão pode sim tomar alguma medida no âmbito do judiciário contra esta decisão. Os vereadores, por sua vez, também assinaram oficio que será enviado ao Delegado da Receita Federal em Juiz de Fora pleiteando a reversão da decisão a respeito da agência no município. O movimento chegou à Câmara Municipal por iniciativa do vereador Ricardo Dias. Ele convidou todos os setores da sociedade para se unir com o objetivo de sensibilizar as autoridades a reverem o fechamento da agência. 
 
imageO meio político também se manifestou através do prefeito Willian Lobo de Almeida que enviou mensagem, através do vereador Gilmar Canjica, informando que nesta quarta-feira, 27, o senador Antônio Anastasia vai se reunir com o Secretário da Receita Federal, em Brasília, Jorge Antônio Deher Rachid, e pleitear a permanência da agência em Cataguases. Já o vereador Rogério Ladeira (foto ao lado) informou que o deputado federal Renzo Braz vai agendar, para a próxima semana, o encontro de um grupo de cataguasenses com o Ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo do Presidente Michel Temer. De acordo com Rogério, "agora é hora de buscar o apoio de todos, independente do matiz partidário", afirmou acertadamente.
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!