O trabalho é desenvolvido pelos Cavaleiros da Cultura há dez anos e, segundo informações da assessoria do grupo, nesta edição da cavalgada o objetivo é doar aproximadamente 15 mil livros. Com isso, eles atingirão a marca de um milhão de livros doados desde o início do projeto.
A tropa vai percorrer um trajeto de 260 quilômetros pelas cidades de Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Dores de Campos, Alfredo Vasconcelos, Senhora das Dores, Desterro do Melo, Mercês, Rio Pomba e outros lugares, passando pelas escolas da rede municipal de ensino e doando livros para as crianças.
De acordo com Carlos Oscar Niemeyer, presidente da Associação Cavaleiros da Cultura, o objetivo da ação é levar conhecimento e incentivar a leitura.
O trajeto escolhido para a expedição é baseado nas andanças do personagem Geraldo Viramundo, presente na obra “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino. Na história, Viramundo é uma espécie de Don Quixote, que percorre Minas Gerais querendo transformar o mundo.
Sabino será o homenageado da quinta edição da Festa Literária de Minas Gerais (FliMinas), que ocorre de 5 a 9 de setembro, em Rio Novo, com mais de 100 atrações gratuitas ao público.
Fonte: G-1 Zona da Mata